Ultimas
Home / Destaque / Governo dos Açores avança com proteção da orla costeira na Urzelina, em São Jorge
Governo dos Açores avança com proteção da orla costeira na Urzelina, em São Jorge

Governo dos Açores avança com proteção da orla costeira na Urzelina, em São Jorge

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em São Jorge, a realização de obras de intervenção para a proteção da orla costeira na freguesia da Urzelina, que representam “um investimento na ordem dos 120 mil euros”.

Fausto Brito e Abreu, que falava durante uma visita a esta freguesia, salientou que uma das intervenções vai ocorrer na zona do Museu Etnográfico, junto ao Porto de Pescas, que é “um edifício geralmente afetado pela forte agitação marítima”.

Está prevista, segundo o Secretário Regional, a colocação de um prisma de enrocamento junto ao cais “para diminuir os efeitos do embate da ondulação”, acrescentando que também se procederá “ao preenchimento de uma loca existente no pavimento do Caminho do Açougue, realizando a respetiva consolidação costeira através de uma proteção em enrocamento, que permitirá a recuperação do pavimento desta estrada”.

Os procedimentos para estas obras de intervenção na orla costeira, estando já completos os respetivos projetos de execução, serão lançados ainda este mês pela Direção Regional dos Assuntos do Mar.

Alberto Almeida, presidente da Junta de Freguesia da Urzelina, afirmou que “já não é a primeira vez que a promessa é feita” em relação ao “buraco” que se formou no Caminho do Açougue, esperando, no entanto, que desta feita se concretize sabendo já de ante mão que antes do Verão não será, uma vez que “o tempo não o permite”.

O Presidente da Junta de Freguesia afirmou mesmo que “o fim do ano é longo”, e que até lá vão ter de “remediar a situação como se puder”.

Quanto ao Museu, o presidente da Junta referiu que o que o Governo pretende fazer “não é o necessário”. Na sua opinião, “o necessário passava por fazer um quebra-mar por fora para abrigar a baía toda, tanto para a pesca como para o Forte, o Museu e a Muralha que existe”.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top