Governo dos Açores comemora Dia Regional do Guarda Florestal no Faial

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas assinala quinta-feira, 25 de maio, na Horta, o XXI Dia Regional do Guarda Florestal, numa iniciativa que visa dar a conhecer a profissão e a floresta açoriana a cerca de duas centenas de alunos de várias escolas da ilha do Faial.

O evento, organizado em parceria com a Câmara Municipal da Horta, vai decorrer no campo de futebol situado junto à Reserva Florestal de Recreio do Capelo e contará com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, na abertura.

No local, os alunos que participam na iniciativa, com idades entre 8 e 10 anos, terão à sua disposição nove estações com atividades e jogos ligados à atividade diária dos guardas profissionais, a cargo de profissionais das ilhas do Faial, Pico e São Jorge.

Brincadeiras na floresta, construção de um caminho, fotografias em silhueta de guarda florestal e um lanche, além da distribuição de t-shirts e bonés, são algumas das atividades propostas, na segunda vez que esta comemoração tem lugar na ilha do Faial.

Aos guardas florestais compete assegurar todas as ações de polícia florestal, de caça e pesca, designadamente fiscalizar o cumprimento da legislação, levantar autos de notícia por infrações detetadas e sensibilizar para a defesa do património florestal regional.

Estes profissionais também controlam e fiscalizam processos de rearborização, orientam os trabalhos de campo inerentes à exploração florestal e acompanham trabalhos de recuperação de pastagens baldias.

Os guardas florestais iniciaram a sua atividade na Região na década de 50 do século XX, existindo atualmente 53 guardas florestais nos Açores, dos quais 46 são homens e sete são mulheres.

GaCS/RL Açores

Deixe uma resposta