Home / Açores / Governo dos Açores comemora Dia Regional do Guarda Florestal no Faial
Governo dos Açores comemora Dia Regional do Guarda Florestal no Faial

Governo dos Açores comemora Dia Regional do Guarda Florestal no Faial

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas assinala quinta-feira, 25 de maio, na Horta, o XXI Dia Regional do Guarda Florestal, numa iniciativa que visa dar a conhecer a profissão e a floresta açoriana a cerca de duas centenas de alunos de várias escolas da ilha do Faial.

O evento, organizado em parceria com a Câmara Municipal da Horta, vai decorrer no campo de futebol situado junto à Reserva Florestal de Recreio do Capelo e contará com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, na abertura.

No local, os alunos que participam na iniciativa, com idades entre 8 e 10 anos, terão à sua disposição nove estações com atividades e jogos ligados à atividade diária dos guardas profissionais, a cargo de profissionais das ilhas do Faial, Pico e São Jorge.

Brincadeiras na floresta, construção de um caminho, fotografias em silhueta de guarda florestal e um lanche, além da distribuição de t-shirts e bonés, são algumas das atividades propostas, na segunda vez que esta comemoração tem lugar na ilha do Faial.

Aos guardas florestais compete assegurar todas as ações de polícia florestal, de caça e pesca, designadamente fiscalizar o cumprimento da legislação, levantar autos de notícia por infrações detetadas e sensibilizar para a defesa do património florestal regional.

Estes profissionais também controlam e fiscalizam processos de rearborização, orientam os trabalhos de campo inerentes à exploração florestal e acompanham trabalhos de recuperação de pastagens baldias.

Os guardas florestais iniciaram a sua atividade na Região na década de 50 do século XX, existindo atualmente 53 guardas florestais nos Açores, dos quais 46 são homens e sete são mulheres.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top