O Governo dos Açores congratula-se com a recomendação da Comissão de Ambiente do Parlamento Europeu para que seja instalada no arquipélago uma estação de abastecimento de navios com Gás Natural Liquefeito (GNL).

A Comissão de Ambiente aprovou quinta-feira uma proposta que recomenda a criação de uma estrutura de abastecimento GNL nos Açores, recomendando ainda que se assegurem os mecanismos financeiros para que sejam garantidos fundos europeus para este processo.

A introdução do GNL no circuito de abastecimento de navios foi, numa primeira fase, parte integrante do Projeto COSTA, que o Governo dos Açores abraçou desde o início, evoluindo posteriormente para o projeto GAIN4MOS, através da criação de um consórcio europeu para desenvolver um novo projeto para a aplicação de um programa plurianual baseado no mecanismo ‘Connecting Europe Facility’.

A Região, através da Portos dos Açores, participa no desenvolvimento da rede de projetos-piloto, que inclui a alteração de navios para utilização de sistemas alternativos de propulsão, a conceção de novos navios abastecidos por GNL, sistemas de armazenamento de GNL e equipamento específico para o abastecimento das embarcações, permitindo o cumprimento das diretivas europeias neste domínio.

O projeto-piloto para o fornecimento de GNL prevê a criação de um ‘pipeline virtual’ no Porto da Praia Vitória, que assegure um fluxo de contentores especiais de 20’’ que transportam GNL, criando desta forma as condições para o abastecimento dos navios que cruzam o Atlântico Norte, com vantagens nos vetores custos, eficiência e impacto ambiental.

No âmbito das iniciativas resultantes do projeto COSTA, encontra-se adicionalmente planeado o ajustamento (retrofitting) de um navio de mercadorias que efetua o transporte regular entre o continente e os Açores, passando a funcionar com dual-fuel (Diesel/GNL), reduzindo desta forma as emissões de emissões de enxofre no transporte marítimo.

A recomendação agora apresentada vem ao encontro do que tem sido afirmado pelo Governo dos Açores desde o início da legislatura, promovendo a localização geoestratégica do arquipélago e, mais especificamente, da ilha Terceira como ponto fundamental na rede europeia de fornecimento de GNL e maximizando todas as potencialidades das condições únicas do porto oceânico da Praia da Vitória.

GaCS