Home / Açores / Governo dos Açores cria Associação RAEGE em parceria com a SATA
Governo dos Açores cria Associação RAEGE em parceria com a SATA

Governo dos Açores cria Associação RAEGE em parceria com a SATA

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou esta terça-feira, em Santa Maria, que foi criada recentemente a Associação Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), envolvendo o Governo dos Açores e a SATA.

Esta associação, adiantou Gui Menezes, “vai gerir todo este projeto e vai dinamizar, do ponto de vista científico, a Estação Geodésica Fundamental de Santa Maria”, que já está operacional, assim como outra que será implementada na ilha das Flores.

O Secretário Regional, que falava à margem de uma observação desta estação integrada na RAEGE, frisou que esta infraestrutura “pode potenciar, regionalmente, o desenvolvimento do sistema científico, atraindo para os Açores jovens cientistas e outros grupos de trabalho que utilizam este tipo de informação”.

Gui Menezes destacou ainda a importância da Estação Geodésica Fundamental na salvaguarda de pessoas e bens, possibilitando, por exemplo, o estudo de fenómenos sinalizadores de catástrofes naturais com as mais variadas origens.

Esta infraestrutura vai proporcionar “estudos de astronomia, de geodesia e de geodinâmica que podem ser muito úteis na previsão de fenómenos naturais como o afastamento das placas tectónicas”, disse.

O titular da pasta da Tecnologia referiu que este projeto “é muito interessante do ponto de vista científico e tecnológico”, lembrando que surgiu de um protocolo entre o Governo dos Açores e o Governo de Espanha.

Para o Secretário Regional, o projeto RAEGE resulta “do esforço e do investimento” que a Região tem feito para potenciar a “centralidade geográfica” dos Açores ao serviço do acesso a tecnologia de ponta e o consequente reconhecimento na criação de valor e de conhecimento científico e tecnológico.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top