Home / Saude / Governo dos Açores desenvolve ações de combate à Diabetes e à Obesidade

Governo dos Açores desenvolve ações de combate à Diabetes e à Obesidade

1671

O Secretário Regional da Saúde anunciou duas novas ações para combater a Diabetes e a Obesidade, previstas no Plano Regional de Saúde 2013-2016, considerando que os Açores estão suscetíveis a estas duas realidades devido às “novas tendências alimentares e aos maus hábitos de sedentarismo”.

Luís Cabral, que falava na abertura do XIII Congresso de Endocrinologia e Nutrição dos Açores e das XIV Jornadas de Diabetologia, será principalmente no Plano Regional de Saúde 2013-2016 que estas preocupações serão “mais evidentes”.

De acordo com o Secretário Regional, nas áreas de intervenção da Diabetes e da Obesidade, o Executivo prevê 12 ações específicas para a primeira e 10 para a segunda.

No caso da Diabetes, são ações que passam pelo “diagnóstico ao rastreio sistemático da Retinopatia Diabética, até à implementação de uma consulta multidisciplinar nos centros de saúde de referência”.

Neste sentido, avançou Luís Cabral, estão também a ser definidos “indicadores muito concretos de validação destas ações, a par de um levantamento mais preciso do número de diabéticos em cada localidade”, sendo que, a partir deste dados, será possível “identificar se as pessoas com diabetes estão a ser seguidas com a devida regularidade”.

Na área da intervenção da Obesidade estão previstas ações que vão desde “campanhas de informação à população, até à elaboração de um manual de boas práticas e orientações técnicas para os profissionais de saúde, rastreios de obesidade regulares e respetivo encaminhamento para as equipas de saúde”.

Luís Cabral referiu também que os últimos estudos mostram que, enquanto nas restantes regiões do país a prevalência da obesidade tem vindo a aumentar, “nos Açores a taxa mantém-se” e, no caso particular da obesidade infantil, de acordo com o Observatório COSI, de 2008 para 2010, a Região registou uma “melhoria significativa no decréscimo desta doença”.

O Secretário Regional da Saúde evidenciou que estas medidas de combate à Diabetes e à Obesidade previstas no Plano Regional de Saúde 2013-1016 demonstram o resultado do “forte investimento que o Governo dos Açores tem feito nos sistemas de informação”.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top