Home / Açores / Governo dos Açores está empenhado em ultrapassar desafios do reforço das competências digitais, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia
Governo dos Açores está empenhado em ultrapassar desafios do reforço das competências digitais, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

Governo dos Açores está empenhado em ultrapassar desafios do reforço das competências digitais, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou hoje que o Governo dos Açores “está empenhado em ultrapassar os desafios do reforço das competências digitais”, salientando que, para isso, “estabeleceu alguns objetivos para a transformação tecnológica” da sociedade açoriana.

Bruno Pacheco falava, em Ponta Delgada, na abertura do PLAYNESTI Campus Party 2017, organizado pelo Núcleo de Informática da Universidade dos Açores, evento onde são abordados temas como a inteligência artificial, a segurança na web ou as profissões do futuro ligadas às tecnologias de informação.

Na sua intervenção, o Diretor Regional congratulou-se com a realização deste evento, salientando que a organização do PLAYNESTI “provou que é possível posicionar os Açores e a sua Universidade no roteiro da discussão e reflexão sobre a tecnologia e as acessibilidades digitais”.

Bruno Pacheco frisou que o Governo dos Açores estabeleceu “alguns objetivos para a área da transformação tecnológica” da sociedade açoriana, defendendo, no entanto, a necessidade de existirem na Região “recursos humanos qualificados, em especial nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas”.

“É neste ponto que temos de fazer um especial esforço para que os Açores se possam afirmar em alguns setores em que as tecnologias da informação e da comunicação possuem uma importância crítica”, disse.

Nesse sentido, lançou o desafio à Universidade dos Açores de “encetar um caminho que dote a Região de mais recursos nestas áreas, em especial nas engenharias”.

Bruno Pacheco afirmou ainda que o Governo dos Açores está a definir “linhas orientadoras para a revisão da Agenda Digital e Tecnológica”, adiantando que se pretende que esta agenda seja “mais focada na realidade açoriana”.

“O esforço e o empenho do Governo Regional não se esgotam na revisão da Agenda Digital”, salientou, frisando que este documento “é apenas uma das ferramentas de um conjunto mais vasto de dinâmicas”, nomeadamente os sistemas de incentivo em contexto empresarial, o financiamento de projetos de investigação onde se verifica “integração de tecnologia” e ainda o desenvolvimento de “projetos âncora como os relacionados com a temática do Espaço”.

O PLAYNESTI Campus Party 2017, além de workshops e seminários, apresenta uma componente lúdica, a LAN Party, que decorre durantes três dias, nas Portas do Mar, com o objetivo de captar, através de jogos de computador, o interesse dos mais jovens pela tecnologia, pela inovação e pela informática.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top