Home / Açores / Governo dos Açores faz balanço positivo do projeto comunitário de promoção do sucesso escolar no concelho da Lagoa
Governo dos Açores faz balanço positivo do projeto comunitário de promoção do sucesso escolar no concelho da Lagoa

Governo dos Açores faz balanço positivo do projeto comunitário de promoção do sucesso escolar no concelho da Lagoa

O Governo dos Açores faz um balanço “bastante positivo” do primeiro trimestre de implementação do projeto de intervenção comunitária ‘Sucesso Educativo – Escola, Comunidade, Família’, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal da Lagoa.

A Secretária Regional da Solidariedade Social frisou que a análise dos dados até à data permite adiantar que a intervenção já demonstrou ter tido repercussões positivas neste primeiro trimestre de implementação do projeto.

Andreia Cardoso, em declarações à margem da sessão de reflexão e de balanço provisório da iniciativa, salientou, além da resposta positiva por parte dos alunos, o crescente envolvimento dos pais e familiares no processo educativo.

A falta de envolvimento era uma preocupação que vinha sendo manifestada por todos os intervenientes no processo, adiantando a Secretária Regional já ter sido possível trabalhar com ganhos comprovados.

“Esta aproximação era fundamental, até como elemento motivador das próprias crianças, e, portanto, esse trabalho tem sido feito com aproveitamento positivo”, afirmou.

“É, para nós, muito importante este projeto porque nos pode proporcionar um manancial de experiência que nos permita replicar, noutros concelhos e noutras escolas, o que daqui retirarmos de positivo, corrigindo também aquilo que possa ter corrido menos bem,” frisou a responsável pela pasta da Solidariedade Social.

Para a governante, “a adoção de experiências inovadoras, especialmente a nível local, mas que, ao mesmo tempo, promovem a concertação também com entidades da sociedade civil e governo revela-se de grande importância no combate à pobreza e na redução das desigualdades”.

Por seu lado, o Secretário Regional da Educação e Cultura salientou que este projeto, que tem a coordenação científica do ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada, vem “provar que há benefícios que são de todos nós, que exigem uma resposta conjunta”.

Na sua intervenção na sessão, Avelino Meneses frisou que o envolvimento da autarquia da Lagoa é “fruto do correto entendimento” de que a “educação é o meio mais poderoso na redução das desigualdades”.

Avelino Meneses considerou que este projeto comunitário é “nem mais nem menos” do que “um complemento” do ProSucesso, programa de promoção do sucesso escolar em vigor nos Açores desde o início do ano letivo 2015-2016, recordando tratar-se de um “plano a prazo porque a educação é um reino de melhorias lentas, embora seguras”.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top