Home / Açores / Governo dos Açores garante participação de todas as ilhas na formação das IPSS
Governo dos Açores garante participação de todas as ilhas na formação das IPSS

Governo dos Açores garante participação de todas as ilhas na formação das IPSS

A Secretária Regional da Solidariedade Social assegurou na sexta-feira, em Angra do Heroísmo, que as ações de formação em Gestão de Instituições Particulares de Solidariedade Social e técnicas de Snoezelen, promovidas pelo Governo dos Açores, vão abranger todas as ilhas do arquipélago.

Andreia Cardoso, que falava na abertura de uma ação formativa, salientou que, na segunda formação que se realiza na ilha de São Miguel “será possível garantir a participação de dirigentes de outras as ilhas, por videoconferência”.

Na sua intervenção, a Secretária Regional frisou que o desenvolvimento de políticas sociais nos Açores “só é possível porque assenta em parcerias” entre o Governo e as IPSS e Misericórdias, realçando a importância do “aprofundamento e partilha de conhecimentos”, atendendo a que as tarefas ligadas à gestão destas instituições “são cada vez mais exigentes”.

As ações de formação em curso não representam quaisquer encargos para as instituições, sendo a formação homologada e certificada, pelo que os formandos serão avaliados e terão um certificado no final.

Andreia Cardoso salientou que também é assegurada a participação de dirigentes com deficiência visual e auditiva, “através do recurso à língua gestual e a documentos em braille”.

Integradas no Programa Regional de Reestruturação dos Serviços de Apoio ao Domicílio e Apoio ao Cuidador estão ainda previstas formações dirigidas aos cuidadores formais e informais de pessoas dependentes.

O Governo dos Açores tem cerca de 230 instituições parceiras no arquipélago, que asseguram mais de sete centenas de respostas sociais aos Açorianos.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top