Home / Açores / Governo dos Açores investe 100 mil euros na proteção da orla costeira do Faial
Governo dos Açores investe 100 mil euros na proteção da orla costeira do Faial

Governo dos Açores investe 100 mil euros na proteção da orla costeira do Faial

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, iniciou os procedimentos de contratação de duas empreitadas com vista à proteção e requalificação da orla costeira da ilha do Faial.

Segundo o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, uma das intervenções irá “reforçar a proteção costeira do Forte de São Sebastião, em Porto Pim, incidindo na reparação de zonas infra escavadas e na realização de uma proteção em enrocamento aderente à muralha”.

As obras junto ao Forte de São Sebastião, que terão em conta “o enquadramento paisagístico e patrimonial”, representam um investimento na ordem dos 83 mil euros, tendo um prazo de execução de 90 dias após o início dos trabalhos.

A outra empreitada prevista para a ilha do Faial, consiste na proteção costeira e na requalificação do Porto da Feteira, designadamente, “na reparação estrutural do cais em betão e no reperfilamento do porto e do prisma de calhau rolado”.

“Estas obras, que representam um investimento de 18 mil euros, vão permitir melhorar a operacionalidade e as condições de segurança deste portinho”, refere Filipe Porteiro, acrescentando que está previsto um prazo de execução de 30 dias após consignação.

O Governo dos Açores tem previstas intervenções de proteção da orla costeira e consolidação de arribas em várias ilhas do arquipélago como parte da sua estratégia de adaptação às alterações climáticas.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top