Home / Açores / Governo dos Açores investe 400 mil euros em nova máquina de gelo no núcleo de pescas da Horta
Governo dos Açores investe 400 mil euros em nova máquina de gelo no núcleo de pescas da Horta

Governo dos Açores investe 400 mil euros em nova máquina de gelo no núcleo de pescas da Horta

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje que a nova máquina que está a ser instalada no Porto de Pescas da Horta permitirá “duplicar a produção de gelo em escama” para a conservação do pescado.

“A nova máquina de gelo tem uma capacidade de produção de 15 toneladas diárias e estará a funcionar em pleno no decorrer do mês de setembro”, garantiu Fausto Brito e Abreu, que falava durante uma visita ao local onde decorre a montagem do silo, que terá uma capacidade de armazenamento de 15 toneladas de gelo.

O Secretário Regional salientou que a nova central de produção de gelo representa um investimento de 400 mil euros, sendo “um compromisso do Governo dos Açores para com os pescadores faialenses, que está agora a ser cumprido”.

“O setor das pescas da ilha do Faial tem recebido vários investimentos por parte do Governo Regional”, salientou Brito e Abreu, apontando as obras de instalação de água e luz no cais de acostagem da Horta e a colocação de uma nova grua com capacidade de cinco toneladas no porto do Varadouro, infraestrutura que também recebeu obras de beneficiação este ano.

Fausto Brito e Abreu frisou ainda que “a aposta na rede de frio da Região é uma das prioridades do Governo dos Açores para o setor das pescas, sendo de extrema importância para a valorização do pescado”.

Esta medida, que integra o documento ‘Melhor Pesca Mais Rendimento – Medidas Estratégicas para o Setor da Pesca dos Açores 2015-2020′, apresentado em abril, visa, segundo o Secretário Regional, “contribuir para o aumento dos rendimentos dos profissionais da pesca”.

Até ao final de 2015 serão ainda instaladas novas centrais de produção de gelo na Madalena, no Pico, e na Praia da Vitória e em São Mateus, na Terceira.

Brito e Abreu considerou que “a requalificação de entrepostos frigoríficos e de lotas é fundamental” para o setor pesqueiro da Região, referindo as obras em curso no Entreposto Frigorífico de Ponta Delgada, que representa um investimento de cinco milhões de euros, e nas lotas da Madalena e de Vila do Porto.

Estão também previstas obras de requalificação nos entrepostos frigoríficos da Horta e da Madalena com o objetivo de melhorar a capacidade de resposta às necessidades operacionais ao nível das condições de armazenamento e expedição de pescado.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top