Home / Destaque / Governo dos Açores investe um milhão de euros no Entreposto Frigorífico das Velas, em São Jorge
Governo dos Açores investe um milhão de euros no Entreposto Frigorífico das Velas, em São Jorge

Governo dos Açores investe um milhão de euros no Entreposto Frigorífico das Velas, em São Jorge

O Governo dos Açores, através da Lotaçor, abriu um concurso público internacional para a empreitada de melhoramento e ampliação do Entreposto Frigorífico das Velas, em São Jorge, no valor de um milhão de euros.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou ser “fundamental” a realização de investimentos que permitam “melhorar o armazenamento e a conservação do pescado fresco e congelado” nas ilhas do arquipélago, contribuindo, dessa forma, “para a sua valorização e, consequentemente, para o aumento dos rendimentos dos pescadores açorianos”.

Gui Menezes salientou a importância de melhorar as condições do Entreposto Frigorífico das Velas ao nível da congelação e da rede de refrigeração, considerando que a infraestrutura apresenta “alguma obsolescência”.

O Secretário Regional frisou que estas obras de melhoria e ampliação constituem “uma pretensão antiga dos pescadores jorgenses a que o Executivo açoriano vai dar resposta”, lamentando “os atrasos na operacionalização do FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, que impossibilitaram o lançamento do concurso há mais tempo”.

O investimento prevê a requalificação geral do edifício, incluindo a construção de um novo piso, com uma área de 101 m2, para a colocação de toda a estrutura administrativa de apoio à laboração.

O Entreposto Frigorífico das Velas passará a ter uma câmara de conservação de congelados com capacidade de 40 toneladas, uma câmara de conservação de refrigerados com capacidade de 25 toneladas, um túnel de congelação com capacidade para 10 toneladas por ciclo e uma zona climatizada para preparação e transformação de pescado com uma área de 40 m2.

Esta empreitada, que tem um prazo de execução de 12 meses após a consignação, resulta de um compromisso assumido pelo Governo dos Açores.

“A aposta na valorização do pescado enquanto medida para o aumento do rendimento dos pescadores tem sido e continuará a ser uma das prioridades” do Governo Regional para o setor das pescas, assegurou Gui Menezes.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top