Home / Açores / Governo dos Açores investiu 4,5 ME na rede viária do Pico nesta legislatura, afirma Vítor Fraga
Governo dos Açores investiu 4,5 ME na rede viária do Pico nesta legislatura, afirma Vítor Fraga

Governo dos Açores investiu 4,5 ME na rede viária do Pico nesta legislatura, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em São Roque do Pico, que o Governo dos Açores já investiu cerca de 4,5 milhões de euros na rede viária desta ilha durante a legislatura que está a terminar.

Vítor Fraga, que falava na inauguração da requalificação da entrada nascente de São Roque do Pico, destacou a importância destas intervenções, que facilitam o dia-a-dia de todos aqueles que utilizam estas vias, demonstrando também o empenho do atual Executivo em encontrar soluções para os contratempos que vão surgindo.

O titular da pasta das Obras Públicas frisou a importância de honrar o compromisso assumido pelo Governo dos Açores, afirmando que “são múltiplas intervenções como esta, que levamos a cabo em todas as ilhas, que permitem ultrapassar os constrangimentos diários”, melhorando assim a qualidade de vida dos cidadãos.

O Secretário Regional afirmou que a obra agora inaugurada “vem dar resposta” aos problemas de tráfego naquele local, já que as anteriores soluções “já não respondiam, quer em termos de mobilidade, quer mesmo em termos de segurança”, relembrando que a entrada nascente da vila é um ponto de convergência de vias regionais e municipais, com o consequente volume de tráfego automóvel e pedonal pela proximidade com a Escola Básica e Secundária e com estabelecimentos comerciais.

Com esta intervenção, frisou Vítor Fraga, São Roque ganha uma nova expressão urbana, dignificando uma das suas entradas e criando simultaneamente uma melhor capacidade de gestão dos fluxos.

“Não nos limitamos a olhar apenas para o presente, projetamos o futuro de acordo com o que se prevê, não hipotecando assim o amanhã”, afirmou.

A obra inaugurada hoje, que representa um investimento de cerca de 250 mil euros, engloba-se num vasto investimento realizado na rede viária da ilha do Pico, salientando Vítor Fraga o objetivo “de criar melhores condições de circulação e de segurança para todos os que utilizam as nossas estradas”.

As intervenções realizadas pelo Governo dos Açores no Pico durante este legislatura contemplam a beneficiação da estrada longitudinal, cuja primeira fase está concluída, estando a segunda fase a decorrer, a construção de muros de suporte ao longo da Estrada Regional Nº. 1 – 2.ª, assim como a reposição das condições de segurança no mesmo troço, na zona das Ribeiras e na Piedade, e  construção da passagem hidráulica sobre a Ribeira da Areia, na Prainha.

“Foram quatro anos desafiantes, em que nunca baixámos os braços, e em que, para cada problema, procurámos encontrar uma solução”, frisou.

Vítor Fraga apontou o exemplo do projeto do novo Terminal de Passageiros do Porto de São Roque do Pico, onde, perante a inviabilidade técnica das soluções estudadas para o cais do Pico, o Governo dos Açores avançou para uma nova solução na baía de São Roque.

O Secretário Regional salientou que o projeto da nova solução “está a avançar, e bem”, acrescentando que, estando numa fase de estudos técnicos, é ainda prematuro apresentar o projeto definitivo, mas garantindo que a sua apresentação será feita publicamente, assim que esteja concluído.

“É esta ambição, esta vontade permanente de fazer mais e melhor que nos carateriza e que faz com que todos os dias trabalhemos com todos os que assim o entendem, para que, dia após dia, seja cada vez melhor viver na nossa terra”, afirmou Vítor Fraga.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top