Home / Açores / Governo dos Açores investiu 550 mil euros em programas de tempos livres para jovens
Governo dos Açores investiu 550 mil euros em programas de tempos livres para jovens

Governo dos Açores investiu 550 mil euros em programas de tempos livres para jovens

O Diretor Regional da Juventude afirmou que o Governo dos Açores “investiu 550 mil euros em programas de tempos livres para os jovens, através dos programas OTL-J e Entra em Campo”.

Lúcio Rodrigues, que falava, na Lagoa, em São Miguel, à margem de uma visita ao campo de férias organizado pelo Centro Social e Cultural do Cabouco, salientou que os programas de tempos livres para os jovens “continuam a ser uma aposta forte, enquadrando-se no regime das políticas de juventude do Governo dos Açores, assente em proporcionar experiências que venham reforçar o sentido de pertença e de competência nestes jovens”.

Nesse sentido, o Diretor Regional da Juventude frisou que o programa Entra em Campo pretende “não só proporcionar o desenvolvimento pessoal dos jovens”, como também “fomentar a educação cívica e a integração social, através da participação e envolvimento em atividades culturais, desportivas e recreativas”.

O Entra em Campo visa promover a ocupação saudável dos tempos livres dos jovens, através de atividades desenvolvidas em campos de férias no período de interrupção letiva da Páscoa e nas férias de verão.

Este programa organiza-se em grupos diferenciados, destinando-se a jovens com idades entre os 11 anos e os 14 anos e entre os 15 anos e os 18 anos, abrangendo as áreas do lazer, desporto, saúde, ambiente, ciência, multimédia, cultura e património, ou artes, entre outras.

“O programa de Ocupação de Tempos Livres dos Jovens (OTL-J) representa uma forma inovadora de ocupar os tempos livres, contribuindo para a sua educação não formal pela aquisição de novos saberes”, salientou Lúcio Rodrigues.

Este programa compõe-se de vários subprogramas, pensados e organizados de acordo com as aspirações e necessidades dos jovens entre os 15 e os 24 anos, que estejam a frequentar ou já tenham concluído o 9.º ano de escolaridade.

Este ano, o OTLJ de verão envolveu a participação de 2.657 jovens, colocados em 1.077 projetos.

 

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top