Governo dos Açores já investiu mais de 8,8 ME na requalificação de habitação degradada

O Governo dos Açores já autorizou, nesta legislatura, um investimento superior a 8,8 milhões de euros na requalificação e recuperação de habitação degradada, melhorando, desta forma, as condições de segurança e de vivência de 797 agregados familiares residentes na Região.

Deste montante, mais de 6,6 milhões de euros foram atribuídos a famílias, diretamente ou através da celebração de parcerias com Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social, beneficiando as condições habitacionais de 688 agregados familiares, ou seja, mais de dois mil Açorianos, dos quais mais de 35% são idosos e crianças.

Através do lançamento de procedimentos de empreitada ou com o recurso à administração direta, foram ou estão em reabilitação 109 imóveis e frações habitacionais que integram o parque habitacional social da Região.

Estas intervenções, que envolvem desde pequenos arranjos até operações de reabilitação integrais, dependo das necessidades identificadas, correspondem a um investimento de 2,2 milhões de euros, numa opção do Executivo fundamental para a fileira da construção civil regional.

Desde o início deste ano já foram apoiadas 151 famílias, correspondendo a um investimento global que ultrapassa 1,8 milhões de euros.

Os apoios à recuperação de habitação são fundamentais para a preservação do património edificado, contribuindo também para a fixação da população nos seus locais de origem e de residência.

GaCS/RL Açores

Deixe uma resposta