Home / Destaque / Governo dos Açores lança concurso para obra na Ribeira da Beira, em São Jorge
Governo dos Açores lança concurso para obra na Ribeira da Beira, em São Jorge

Governo dos Açores lança concurso para obra na Ribeira da Beira, em São Jorge

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, lançou o concurso para uma empreitada de intervenção na Ribeira da Beira, no lugar da Beira, Concelho de Velas em São Jorge, pelo valor base de 230 mil euros.

Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de seis meses e prevê a proteção, regularização e controlo das cheias na ribeira e a requalificação de três passagens hidráulicas.

A obra – cujo concurso foi hoje publicado em Diário da República – prevê, ainda, a requalificação ambiental do leito e das margens da ribeira.

Nesse sentido, além do desassoreamento do leito – sendo que as operações de limpeza e desobstrução do leito e margem serão realizadas ao longo de todo o traçado a intervencionar -, irá proceder-se à renaturalização dos troços da ribeira.

Nomeadamente através da aplicação de material vegetal, o que irá contribuir para estabilizar as margens, controlar a erosão, revitalizar o habitat e efetuar integração paisagística.

A montante da 1ª passagem hidráulica vai ser construído um muro de suporte de delimitação da linha de água e um açude para retenção de material sólido.

A intervenção que tem como objetivo assegurar a segurança de pessoas e bens, contempla também a demolição e construção de muros novos em alvenaria hidráulica de pedra nos locais onde atualmente existem muros, assim como a consolidação de muros existentes e a execução de lajes de fundo.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top