Governo dos Açores lança concurso para requalificação costeira da Fajã de São João, em São Jorge

O Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, lançou um concurso público para a requalificação costeira da Fajã de São João, na ilha de São Jorge, com o preço base de 250 mil euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor.

A intervenção, que tem um prazo de execução de 90 dias, visa reparar a proteção marginal junto ao Porto da Panela, que se encontra parcialmente destruída, a fim de evitar ainda mais a sua degradação, prevendo-se, para tal, a reconstrução do seu perfil, recorrendo a um enrocamento de cinco a sete toneladas.

Quanto à falésia localizada a nascente do aldeamento da Fajã, prevê-se a construção de uma retenção composta por um muro em betão ciclópico implantado na base, bem como a requalificação do muro em alvenaria de pedra já existente, numa extensão total de 91 metros.

Atendendo a que a proteção frontal é, desde logo, garantida pela praia natural que se desenvolve até à base da falésia, o muro a executar funcionará como elemento de proteção ao espraiamento que atinge a falésia, mitigando assim o processo erosivo que atualmente a afeta.

GaCS/RL Açores

Deixe uma resposta