Home / Destaque / Governo dos Açores melhora serviços prestados no Posto de Atendimento Agrícola do Topo, em S. Jorge
Governo dos Açores melhora serviços prestados no Posto de Atendimento Agrícola do Topo, em S. Jorge

Governo dos Açores melhora serviços prestados no Posto de Atendimento Agrícola do Topo, em S. Jorge

O Posto de Atendimento Agrícola do Topo, em S. Jorge, dispõe desde esta terça-feira de atendimento diário com horário alargado, de acordo com o compromisso assumido pelo Governo dos Açores, informou a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.

Este posto funciona no edifício afeto ao Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Jorge, no lugar do Alqueve, freguesia do Topo, disponibilizando atendimento das 8h30 e às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

O Posto de Atendimento do Topo serve, essencialmente, os agricultores das freguesias do Topo e de Santo Antão, área onde está concentrado cerca de 25% do efetivo pecuário da ilha de S. Jorge e que dista cerca de 30 quilómetros do posto mais próximo, localizado na Relvinha.

Nestas duas freguesias existem cerca de duas centenas de explorações com bovinos, na sua grande maioria vocacionadas para a produção de leite.

Nesta época do ano em que ocorrem muitos nascimentos de bovinos, a média é de cerca de 100 atendimentos semanais de agricultores no Topo.

Na ilha de São Jorge estão a funcionar postos de atendimento agrícola nas freguesias da Urzelina, Relvinha e Topo.

Nos Postos de Atendimento Agrícola é possível receber apoio técnico para a realização de tarefas administrativas a que os produtores estão legalmente obrigados, como os registos de movimento de animais (compra, venda, abate, nascimento e óbito) e a emissão de guias de transporte.

Além disso, podem ser efetuadas candidaturas, por exemplo, ao Programa de Apoio à Modernização Agrícola e Florestal (PROAMAF), criar a identificação do beneficiário, atualizar parcelares e emitir passaportes para os animais.

Nos Açores estão atualmente em funcionamento mais de quatro dezenas de Postos de Atendimento Agrícola.

GaCS/RL Açores

Fotografia: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top