Home / Cultura / Governo dos Açores promove apresentação da peça “Carolina va a Portugal”, pelo grupo de teatro da Casa dos Açores do Uruguai, em São Jorge
Governo dos Açores promove apresentação da peça “Carolina va a Portugal”, pelo grupo de teatro da Casa dos Açores do Uruguai, em São Jorge

Governo dos Açores promove apresentação da peça “Carolina va a Portugal”, pelo grupo de teatro da Casa dos Açores do Uruguai, em São Jorge

O Governo dos Açores promove sexta-feira, 16 de setembro, nas Velas, em São Jorge, a apresentação da peça de teatro “Carolina Va a Portugal”, pelo grupo Azorteatro, da Casa dos Açores do Uruguai – Los Azoreños.

Esta iniciativa, que decorrerá pelas 21h00, no Auditório Municipal e Centro Cultural das Velas, visa celebrar e divulgar a história da cidade uruguaia de San Carlos e estabelecer uma ponte de cooperação cultural entre a comunidade de origem açoriana residente no Uruguai e a Região.

“Carolina Va a Portugal”, que conta a história da fundação da cidade de San Carlos, em 1763, por um grupo de 55 famílias açorianas, sendo mais um exemplo histórico do espírito aventureiro do Povo Açoriano, visa também reafirmar e preservar os valores transmitidos pelos antepassados açorianos junto das novas gerações, tanto do Uruguai como dos Açores.

Esta peça de teatro, cuja apresentação nos Açores conta com o apoio da Direção Regional das Comunidades, revela a importância da presença açoriana no Uruguai, provando que a sua influência é, ainda hoje, bem visível na cidade de San Carlos, com destaque para alguns monumentos de homenagem aos seus fundadores e para a comunidade de descendentes açorianos que ali reside.

O grupo de teatro da Casa dos Açores do Uruguai, composto por 15 pessoas, para além do espetáculo que fará sexta-feira em São Jorge, numa iniciativa que tem também o apoio da Câmara Municipal das Velas, vai fazer uma apresentação desta peça no domingo, 18 de setembro, pelas 21h00, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.

Dois dias depois, a 20 de setembro, pelas 21h30, a peça será apresentada no Teatro Faialense, numa iniciativa que conta também com o apoio da Câmara Municipal da Horta, antes de seguir para Portugal continental.

As três apresentações que se realizam nos Açores têm entrada livre.

A Casa dos Açores do Uruguai iniciou o resgate da identidade açoriana neste país da América do Sul quando era ainda uma associação denominada Los Azoreños, criada a 24 de agosto de 1963.

Em 2011, no Rio de Janeiro, esta associação aderiu ao Conselho Mundial das Casas dos Açores, tendo passado a designar-se como Casa dos Açores do Uruguai – Los Azoreños.

Atualmente, esta instituição conta com diversos grupos que desenvolvem atividades que vão desde a dança à gastronomia, passando pela realização de ateliers para jovens e crianças, destacando-se o grupo Azorteatro, que promove a apresentação de espetáculos de teatro.

GaCS/DRCom

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top