Home / Açores / Governo dos Açores promove Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes
Governo dos Açores promove Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes

Governo dos Açores promove Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes

O Governo dos Açores promove este ano a segunda edição dos Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes, decorrendo até 31 de março o período para apresentação de candidaturas de entidades formadoras.

As candidaturas podem ser apresentadas por entidades de natureza pública, privada ou cooperativa, designadamente autarquias, empresas, associações empresariais, sindicatos e associações de âmbito local, regional ou nacional, bem como estabelecimentos de ensino público, encontrando-se regulamentadas pela Portaria n.º 49/2012, de 27 de abril.

Os Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes são uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais das Comunidades e da Educação, e serão lecionados em horário pós-laboral.

A realização destes cursos pretende promover a plena integração dos imigrantes residentes na Região, através da formação em competências linguísticas que contribuam para a sua valorização profissional e pessoal.

A aprovação final da frequência do curso, num total de 150 horas, permite ainda aos imigrantes cumprir com as exigências dos regimes para aquisição de nacionalidade portuguesa, concessão de autorização de residência permanente e estatuto de residência de longa duração, no que se refere ao requisito e prova de conhecimento da Língua Portuguesa.

Na primeira edição, em 2013, foram realizados dois cursos, nas ilhas de São Miguel e Terceira, organizados pela CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária e pela AIPA – Associação de Imigrantes nos Açores, nos quais participaram cerca de 40 formandos, provenientes de países como o Paquistão, Roménia, Ucrânia, Lituânia, Bangladesh, China, Índia, Estados Unidos da América, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

RL/Gacs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top