Home / Açores / Governo dos Açores promove Encontro Regional de Associações de Juventude
Governo dos Açores promove Encontro Regional de Associações de Juventude

Governo dos Açores promove Encontro Regional de Associações de Juventude

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, organiza o Encontro Regional de Associações de Juventude, que vai decorrer a 17 e 18 de novembro, em Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo, na sede da Associação Unojovens.

O encontro, que envolve cerca de meia centena de dirigentes e representantes de associações de jovens da Região, bem como uma representação da Madeira, inclui espaços de apresentação e debate de ideias sobre boas práticas em associativismo juvenil, políticas públicas de juventude, emprego e habitação, importância da educação não formal, bem como workshops sobre o sistema de incentivo ao associativismo jovem e a participação em projetos europeus como o Erasmus+.

“Este evento pretende reunir dirigentes associativos de todas as ilhas e, desta forma, promover um espaço de debate, de reflexão, de formação de dirigentes e de troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido por estas instituições nas suas comunidades e junto dos jovens”, salientou o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

“Temos de valorizar cada vez mais o trabalho destas associações. A esse propósito, vamos reforçar o apoio a projetos desenvolvidos pelas associações juvenis, dando relevância aos projetos que contribuam para mais empregabilidade, mais qualificação e mais participação cívica”, adiantou Berto Messias.

“Queremos contribuir, através das políticas públicas que desenvolvemos, para uma juventude mais participativa e mais comprometida com o futuro da nossa Região”, frisou.

Para Berto Messias, “esse objetivo passa, em grande medida, pelo sucesso do trabalho desenvolvido por estas instituições e quem estiver mais comprometido com o futuro da sua comunidade estará, certamente, mais comprometido com o futuro dos Açores e com a construção da Autonomia”.

Segundo o Secretário Regional, “isso também se consegue criando plataformas que potenciem as sinergias, contactos e partilha de conhecimentos e ideias entre estas associações, para que se articulem mais e não trabalhem de costas voltadas”.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top