Home / Açores / Governo dos Açores promove mais edições do Curso de Guias de Parques Naturais
Governo dos Açores promove mais edições do Curso de Guias de Parques Naturais

Governo dos Açores promove mais edições do Curso de Guias de Parques Naturais

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente vai promover a realização de mais edições, nas ilhas do Faial e Pico, do curso de Guias de Parques Naturais dos Açores, com o objetivo de valorizar o conhecimento das áreas protegidas e os serviços prestados pelos profissionais que conduzem grupos de turistas a essas zonas.

O curso, para o qual os interessados ainda se podem inscrever, vai certificar profissionais para acompanhar e guiar grupos de pessoas às áreas protegidas e para a interpretação ambiental e cultural do meio envolvente, dando seguimento aos esforços que têm sido desenvolvidos com vista à melhoria da qualidade de serviços dos Parques Naturais dos Açores.

Esta iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Direção Regional do Ambiente e o Turismo dos Açores, com a colaboração da Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo, terá início a 1 de fevereiro, no Faial, e a 3 de fevereiro, no Pico, seguindo-se formações idênticas na generalidade dos Parques Naturais de Ilha.

O curso abrange vertentes como comunicação, técnicas de socorrismo e resgate, conhecimentos sobre património natural e histórico-cultural, noções de turismo e orientação no terreno.

Pretende-se ainda melhorar a qualificação dos recursos humanos das empresas de turismo ativo da Região, em prol do desenvolvimento de um turismo de natureza sustentável.

Estes cursos, com a duração de 117 horas, são homologados pela Direção Regional de Emprego e Qualificação Profissional e visam certificar profissionais para acompanhar e guiar grupos de pessoas nas áreas dos parques naturais, tendo como público-alvo todas as pessoas que pretendem exercer as atividades nas áreas protegidas.

Serão também ministrados cursos para guiar grupos à montanha do Pico e à Caldeira do Faial.

O curso da guia da caldeira do Faial começa a 10 de fevereiro e tem uma duração de 39 horas, enquanto o de Guia da Montanha do Pico terá início a 19 fevereiro e uma duração de 48 horas.

Caso o limite de vagas seja excedido, será feita uma seleção dando-se preferência a pessoas que exerçam atividades em empresas de animação turística ou que estejam a constituir empresa.

Estes cursos destinam-se igualmente a pessoas ligadas ao turismo em espaço rural que estejam interessados em proporcionar mais serviços aos seus clientes.

Os interessados podem obter mais informações sobre os cursos e inscrições, que podem ainda ser realizadas até ao final de terça-feira, 26 de janeiro, através do telefone 910 021 584 ou do endereço eletrónico http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top