Home / Destaque / Governo dos Açores promove o 1.º Dia do Criador da Raça Ramo Grande, em S. Jorge
Governo dos Açores promove o 1.º Dia do Criador da Raça Ramo Grande, em S. Jorge

Governo dos Açores promove o 1.º Dia do Criador da Raça Ramo Grande, em S. Jorge

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente promove terça-feira a realização do 1.º Dia do Criador da Raça Ramo Grande, pelas 10h00, no Auditório da Escola Profissional da Ilha de São Jorge, em colaboração com a Associação de Criadores da única espécie bovina autóctone dos Açores.

A Direção Regional da Agricultura, enquanto entidade gestora do Livro Genealógico, vai apresentar a primeira Avaliação Genética desta raça que, devido às características insulares e ao isolamento geográfico, adquiriu especificidades próprias desde a introdução de bovinos no arquipélago, no séc. XV, com o povoamento.

Estes animais, conhecidos pela sua corpulência, foram explorados na sua tripla aptidão para carne, leite e, sobretudo, trabalho.

Luís Telo da Gama, graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa, mestrado em Ciência Animal pela University of Nebraska, nos EUA, e investigador pós-doutorado na University of Guelph, no Canadá, que tem desenvolvido a sua atividade nas diversas vertentes que integram a conservação e melhoramento dos recursos genéticos animais, a nível nacional e internacional, é um dos oradores convidados.

O programa do 1.º Dia do Criador da Raça Grande, além do seminário, inclui a visita a uma exploração de S. Jorge, ilha onde atualmente existem mais produtores da raça Ramo Grande.

Uma demonstração com juntas de bois em carros alegóricos vai evocar o papel que estes animais desempenham nos cortejos etnográficos e nas festas tradicionais dos Açores, constituindo-se como um património genético único mas também cultural inestimável.

A Região, através da implementação de programas de conservação e de incentivos aos beneficiários detentores destes animais conseguiu um aumento progressivo do efetivo desta raça que, atualmente, conta com mais de 1.300 bovinos registados no Livro de Adultos, mas que, ainda assim, se encontra classificada como ‘Muito Ameaçada’.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top