Home / Açores / Governo dos Açores reforça a formação de pescadores, afirma Fausto Brito e Abreu 
Governo dos Açores reforça a formação de pescadores, afirma Fausto Brito e Abreu 

Governo dos Açores reforça a formação de pescadores, afirma Fausto Brito e Abreu 

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que o Governo dos Açores “vai investir mais” na formação de pescadores, promovendo este ano a realização de mais cursos em várias ilhas do arquipélago.

Fausto Brito e Abreu falava sexta-feira, em Santa Cruz das Flores, na cerimónia de entrega de diplomas de acesso à profissão de pescador, no final de um curso de formação que permitiu que mais 22 pessoas ficassem habilitadas a exercer a profissão de pescador.

Na sua intervenção, o Secretário Regional do Mar anunciou para este ano a realização de cursos de formação de pescador nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial e Pico e de cursos de arrais em S. Miguel e na Terceira, onde também vão ser realizados exames para arrais de pesca costeira.

No início do próximo ano prevê-se ainda a realização de um curso de pescador na ilha Graciosa.

Brito e Abreu destacou a importância destes cursos para a “dignificação da profissão de pescador”, referindo que, através desta formação, “os pescadores ficam mais preparados para enfrentar os desafios que a profissão e o mar exigem”.

Durante a visita às Flores, o Secretário Regional esteve reunido com a Associação de Pescadores Florentinos, num encontro em que foram analisados alguns temas que preocupam estes profissionais, nomeadamente a quota do goraz e a necessidade de uma nova grua no Porto das Poças.

Brito e Abreu referiu que está prevista a instalação de uma nova grua com capacidade até 10 toneladas até setembro deste ano, num investimento de cerca de 130 mil euros.

Durante uma visita ao Núcleo de Pescas e ao Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores, onde foi construído um novo espaço de transformação de pescado, o Secretário Regional do Mar defendeu que “é preciso envolver cada vez mais os pescadores no processamento e comercialização de peixe, como parte de uma estratégia para a valorização do pescado e para o aumento do rendimento dos pescadores”.

O Secretário Regional salientou que esta nova área de transformação pode contribuir para a valorização do peixe capturado nas Flores, à semelhança do que acontece noutras ilhas da Região onde as associações de pescadores comercializam os produtos da pesca transformados e congelados.

“A estratégia do Governo Regional para a fileira da pesca passa por apostar no mercado do processamento, da transformação e da congelação, para além do mercado de frescos”, frisou Brito e Abreu, defendendo que “a capacitação das associações do setor nestas áreas traz aos pescadores renovado otimismo e confiança”.

Na visita que realizou ao Entreposto Frigorífico, o Secretário Regional do Mar disse ainda que “a Lotaçor está a preparar o caderno de encargos para a elaboração do projeto de execução do tanque de salmoura” neste entreposto, o que permitirá triplicar a atual capacidade de congelação.

“Este é mais um investimento do Governo Regional na rede de frio dos Açores, correspondendo também ao cumprimento de uma promessa política, que será muito importante para a ilha das Flores nos anos com boa safra de atum”, frisou Brito e Abreu.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top