Açores

Governo dos Açores reúne com parceiros do setor para debater gestão da quota de goraz

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia reúne-se segunda-feira, 16 de janeiro, com as associações de pesca de todas as ilhas do arquipélago e com a Federação das Pescas dos Açores para debater a gestão da quota de goraz para o próximo biénio nos Açores.

Gui Menezes salientou que o encontro servirá para fazer “o balanço desta pescaria em 2016 e analisar as possibilidades de pesca do goraz para este ano”.

“O Governo dos Açores pretende, em conjunto com os parceiros do setor, consensualizar a melhor forma de gestão e de repartição da quota” para esta espécie na Região, frisou o titular da pasta das Pescas.

Para Gui Menezes, “o objetivo é encontrar a melhor forma de aumentar o preço da primeira venda em lota e garantir mais rendimento aos pescadores”.

A gestão da pescaria do goraz, nomeadamente a chave de repartição por ilha, o teto máximo de captura por embarcação, a gestão de quota por ilha e a repartição por embarcação, ou seja, as quotas individuais, será o tema em destaque neste encontro, estando ainda prevista a avaliação da portaria relativa aos tamanhos mínimos e aos períodos de defeso em vigor.

“Esperamos que no final da reunião seja possível chegarmos a um consenso alargado sobre a gestão desta pescaria, sem colocar em causa a sua sustentabilidade, e garantindo um aumento do valor global que podemos obter deste recurso”, afirmou o Secretário Regional do Mar, acrescentando que o Governo dos Açores pretende “manter o caminho do diálogo com os parceiros do setor, na procura das melhores soluções para os desafios que as pescas enfrentam”.

Para além da gestão da pescaria do goraz, neste encontro serão também discutidas as linhas gerais das políticas regionais para o setor.

GaCS/RL Açores

Comment here