AçoresCultura

Governo dos Açores vai concluir em 2020 a rede de museus regionais e de ilha, afirma Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou esta quinta-feira, em Ponta Delgada, que, até ao final da legislatura, em 2020, o Governo dos Açores concluirá o projeto da rede de museus regionais e de ilha.

Avelino Meneses, que falava à margem da reunião do Conselho Regional de Cultura, adiantou que este “importante projeto” ficará concluído com a inauguração, prevista para breve, da ‘Casa do Tempo’, primeiro edifício do Ecomuseu do Corvo, e com a inauguração do Museu Francisco de Lacerda, em S. Jorge, prevista para o próximo ano.

Com um montante de 13,5 milhões de euros para investimento em 2020, o titular da pasta da Cultura salientou que este setor nos Açores atinge 1,7% do total de investimento do Plano para o próximo ano, uma taxa acima do reivindicado no país e até no estrangeiro.

Por outro lado, no âmbito da reunião do Conselho Regional de Cultura, Avelino Meneses referiu que os conselheiros vão apreciar o desenvolvimento do programa Ler Açores, que arrancará em 2020.

Este programa, que será liderado pela Direção Regional da Cultura, visa desenvolver o gosto pela leitura entre os vários públicos, “à luz da ideia de que a literacia é uma obrigação para todos”.

Em parceria com a Direção Regional de Educação, o programa Ler Açores funcionará em colaboração com as bibliotecas públicas e arquivos regionais e as bibliotecas e arquivos municipais, num “complemento” ao ProSucesso – Açores pela Educação, programa de promoção do sucesso escolar.

Os conselheiros vão também apreciar uma proposta de passaporte cultural, que visa facilitar o acesso dos cidadãos residentes nos Açores, como daqueles que visitam o arquipélago, aos equipamentos culturais existentes, acrescentou Avelino Meneses.

GaCS/RL Açores

Comment here