Home / Açores / Governo já está a trabalhar nas alterações para melhorar acessibilidades aéreas interilhas
Governo já está a trabalhar nas alterações para melhorar acessibilidades aéreas interilhas

Governo já está a trabalhar nas alterações para melhorar acessibilidades aéreas interilhas

O Presidente do Governo garantiu, terça-feira, que o seu Executivo já está a trabalhar na revisão das Obrigações de Serviço Público (OSP) de transporte aéreo entre os Açores, no sentido de assegurar melhores acessibilidades aos Açorianos das nove ilhas do arquipélago.

Vasco Cordeiro, que falava aos jornalistas após a reunião do Governo dos Açores com o Conselho de Ilha das Flores, salientou que, neste processo de revisão das OSP internas, é, porém, fundamental que a Região veja aprovadas, pelo Governo da República, as Obrigações de Serviço Público entre os Açores, o Continente e a Madeira.

“O Governo dos Açores não está à espera que haja essa aprovação para iniciar esse trabalho, que já está a decorrer, mas é de elementar cautela não aprovarmos as OSP de transporte aéreo interilhas antes de termos a conclusão do processo por parte do Governo da República”, referiu Vasco Cordeiro.

A 18 de julho deste ano, o Presidente do Governo anunciou a conclusão das negociações com o Governo da República sobre o novo modelo de OSP nas ligações aéreas entre os Açores e o Continente e a Madeira, que prevê que os Açorianos paguem um valor máximo de 134 euros pelas suas deslocações e a liberalização das rotas entre o Continente e Ponta Delgada e a Terceira.

Na sequência deste acordo global, seguem-se outros passos, nomeadamente, a aprovação em Conselho de Ministros e comunicação por parte do Governo da República à Comissão Europeia das respetivas alterações às OSP.

“Até ao momento, não tenho razão nenhuma para crer que o Governo da República não quer resolver essa situação”, disse o Presidente do Governo dos Açores.

Após o Conselho de Ilha, Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que, à semelhança do que acontece em todas as visitas estatutárias, o Governo dos Açores procurou esclarecer e clarificar o seu entendimento sobre as questões colocadas pelos Conselheiros, assim como apresentar o trabalho que está a desenvolver e os objetivos que pretende prosseguir.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top