Home / Destaque / Governo promove estreia nacional do documentário “Portuguese in Califórnia” de Nelson Ponta-Garça
Governo promove estreia nacional do documentário “Portuguese in Califórnia” de Nelson Ponta-Garça

Governo promove estreia nacional do documentário “Portuguese in Califórnia” de Nelson Ponta-Garça

O Governo dos Açores promove, a 18 de julho, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, a estreia nacional do documentário “Portuguese in Califórnia”, do realizador de origem açoriana Nelson Ponta-Garça.

Este documentário, que contou com o apoio da Direção Regional das Comunidades, retrata o contributo da emigração portuguesa, constituída na sua grande maioria por Açorianos, para o desenvolvimento do estado norte-americano da Califórnia, evidenciando o quotidiano e as vivências da comunidade portuguesa ali residente.

Ao longo da obra são abordadas diversas histórias pessoais e o sucesso alcançado por vários emigrantes e açordescendentes em áreas como a tecnologia, a agropecuária, a indústria cinematográfica, a política, a produção vinícola e as pescas, entre outras.

O autor e realizador, Nelson Ponta-Garça, natural de Los Gatos, na Califórnia, é filho de emigrantes açorianos oriundos da ilha de S. Jorge, onde também viveu, tendo frequentado a Universidade Nova de Lisboa, o WestValley College – Califórnia e o Berkeley College of Music, sendo detentor de um Master Certification em música para filmes e TV.

Com esta iniciativa, o Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, através da Direção Regional das Comunidades, pretende promover um maior conhecimento, na Região, da importância das comunidades açorianas na diáspora, divulgando histórias e percursos migratórios de sucesso, neste caso, no estado norte-americano da Califórnia.

A sessão de estreia deste documentário tem entrada livre, mas condicionada à lotação da sala, pelo que se aconselha o levantamento antecipado dos bilhetes, que estão disponíveis na Direção Regional das Comunidades, nos dias úteis, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, e na Loja RIAC no Parque Atlântico, de segunda-feira a domingo, das 10h00 às 22h00.

Este documentário será depois apresentado em várias ilhas dos Açores, nomeadamente em S. Roque do Pico (1 de agosto), Horta (4 de agosto), Praia da Vitória (8 de agosto), Santa Cruz da Graciosa (10 de agosto) e Velas (12 de agosto), culminando com uma exibição nos Rosais, em S. Jorge, a 15 de agosto.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top