Açores

Governo Regional abre candidaturas a mais 270 mil euros de apoios na área do artesanato

O Governo Regional, através da Vice-Presidência, vai abrir, entre 11 de fevereiro e 29 de março, o período de candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART) para este ano.

As candidaturas devem ser efetuadas exclusivamente online, no sítio do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) na Internet, no endereço eletrónico www.artesanato.azores.gov.pt.

“O despacho hoje publicado em Jornal Oficial assegura um reforço para 270 mil euros da dotação orçamental, visando apoiar o artesanato em áreas como a formação, a qualificação e a inovação do produto artesanal, a comercialização, a promoção, bem como investimentos em estruturas e equipamentos de produção das Unidades Produtivas Artesanais (UPA)”, afirmou Sérgio Ávila.

“É um reforço que fazemos no âmbito do sistema de incentivos, no sentido de contribuir para que os nossos artesãos possam ter cada vez mais capacidade e melhor qualidade na sua produção”, acrescentou o Vice-Presidente.

Sérgio Ávila salientou que, no últimos anos, a área do artesanato “tem registado grande vitalidade, um grande crescimento, atraindo cada vez mais pessoas, sendo um setor com cada vez maior rentabilidade, que assegura mais rendimentos aos Açorianos“.

Por outro lado, referiu que “esta atividade regista crescimentos em termos de importância, também, na estrutura produtiva regional e na economia dos Açores”. 

Só no ano passado, o Governo Regional apoiou 145 projetos de artesanato em todas as ilhas dos Açores.

O Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal, através de um conjunto de medidas que o articulam.

 

GaCS/RL Açores

 

Comment here