Home / Açores / Governo Regional adjudica construção da Escola do Mar dos Açores
Governo Regional adjudica construção da Escola do Mar dos Açores

Governo Regional adjudica construção da Escola do Mar dos Açores

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, adjudicou a empreitada de construção da Escola do Mar dos Açores na antiga Estação Rádio Naval da Horta, na ilha do Faial, à empresa Afavias – Engenharia e Construções – Açores, S.A, num investimento de cerca de quatro milhões de euros.

Esta obra prevê a adaptação dos edifícios existentes e a construção de novos corpos, a adaptação de um armazém no Porto da Horta para as atividades formativas que impliquem acesso direto ao mar e ainda a aquisição de equipamentos básicos.

A Escola do Mar dos Açores terá múltiplas valências de ensino e formação, estando previstas salas de aula e de simuladores, oficinas de especialidades diversas, um parque de limitação de avarias e segurança, uma cozinha industrial e instalações para formação em mergulho profissional.

Este novo estabelecimento de ensino profissional focará a sua atividade de formação em profissões relacionadas com as pescas, os transportes marítimos de passageiros e de carga, a reparação e construção navais, as atividades marítimo-turísticas e a observação ambiental e de pescas, entre outras, incluindo novas profissões ligadas à economia do mar.

O Secretário Regional do Mar destacou o papel que a Escola do Mar terá na promoção externa dos Açores “como região marítima por excelência”, considerando que esta será “uma obra estruturante para os Açores” no que respeita à economia do mar.

Segundo Fausto Brito e Abreu, o novo estabelecimento de ensino vai “colmatar necessidades identificadas na Região no que respeita à formação de marítimos e potenciar profissões emergentes, como a monitorização ambiental e outras na área das atividades marítimo-turísticas”.

O Governo dos Açores pretende que a Escola do Mar disponibilize “uma oferta formativa versátil, diversificada e modular, com cursos de diversas tipologias, adaptados às exigências e necessidades dos mercados”.

Este espaço vai disponibilizar formação certificada e acreditada por instâncias nacionais e internacionais, nomeadamente no âmbito da Convenção Internacional sobre Normas de Formação, de Certificação e de Serviço de Quartos para os Marítimos (STCW).

Esta empreitada tem um prazo de execução de 12 meses a partir do início dos trabalhos e corresponde à primeira fase do projeto, sendo que a segunda fase será para aquisição de equipamentos técnicos.

GaCS/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top