Governo Regional apoia ampliação do aeroporto do Faial

A pista do aeroporto da Horta é gerida pela ANA e as obras de ampliação necessárias são competência do Governo da República, mas o Presidente do Governo dos Açores disse agora que está disponível para ser um parceiro neste projeto.

“O Governo Regional quer ser um parceiro nestas matérias, como sabe, é responsabilidade do Governo da República, mas vamos trabalhar na parceria e na chamada Autonomia de responsabilização. Não há nada que seja apenas do estado ou apenas da Autonomia.” Refere o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.

José Manuel Bolieiro não se compromete para já em assumir parte dos custos com a ampliação da pista, mas admite que a solução poderá passar por uma parceria com a ANA, a República e a Região.

“É preciso garantirmos disponibilidade para exigir e cooperar. É esta a postura deste Governo. A causa está identificada, o calendário tem uma certa divergência. É preciso agora disponibilidade, vontade e meios financeiros.”

Uma alteração do discurso, em que em comparação com o anterior Governo Socialista, sempre disse que não estava disposto a pagar por uma obra que era da responsabilidade do Estado.

Dejalme Vargas do grupo do aeroporto da Horta está naturalmente satisfeito.

“Estamos satisfeitos com as declarações do Senhor Presidente do Governo Regional, que já deu instruções ao Secretário que tem essa pasta, para entrar em contacto com a República e para ser parceiros, bem como, estar ao lado dos Faialenses nesta causa.” Refere.

O Governo Regional vai agora tentar negociar com o Governo da República e com a ANA uma solução para financiar a ampliação da pista do aeroporto da Horta que poderá passar por também por um cofinanciamento comunitário.

RTPAçores/RLAçores

Deixe uma resposta