Ultimas
Home / Cultura / Governo Regional assume regatas em botes baleeiros como manifestação de caráter cultural

Governo Regional assume regatas em botes baleeiros como manifestação de caráter cultural

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura afirmou que a alteração que o Executivo propôs ao diploma sobre o património baleeiro, aprovada  esta terça-feira pela Assembleia Legislativa, pretendeu, entre outros aspetos, “clarificar e enquadrar as regatas em botes baleeiros como uma manifestação de caráter cultural”.

Numa intervenção no debate sobre a proposta de alteração ao decreto legislativo que define e carateriza o património baleeiro regional e estabelece medidas e apoios destinados à respetiva inventariação, recuperação, preservação e utilização, Luiz Fagundes Duarte defendeu que importa agora “rentabilizar do ponto de vista turístico este ícone identitário”.

Essa rentabilização, segundo o Secretário Regional, passa por permitir “a experiência e usufruto de navegar numa embarcação baleeira e possibilitar a criação de mecanismos de financiamento, para além dos apoios governamentais”.

Outra das alterações propostas e aprovadas pela Assembleia Legislativa Regional passa pela criação de “áreas de formação para a arte de velejar e remar em bote baleeiro”.

Essa formação visa “promover a prática de uma atividade desportiva em embarcações representativas da identidade, acentuando e perpetuando a presença e atividade marítima destas embarcações”, frisou o Secretário Regional.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top