Home / Destaque / Governo Regional lança, em São Jorge, iniciativa “Pesca na Ilha” com amêijoas e atum em grande plano (c/áudio)
Governo Regional lança, em São Jorge, iniciativa “Pesca na Ilha” com amêijoas e atum em grande plano (c/áudio)

Governo Regional lança, em São Jorge, iniciativa “Pesca na Ilha” com amêijoas e atum em grande plano (c/áudio)

O Governo Regional lançou, este domingo, no Festival de Julho, na Calheta, a iniciativa Pesca na Ilha, da responsabilidade da Direção Regional das Pescas. Uma iniciativa que pretende promover os produtos mais emblemáticos em cada ilha.

E em São Jorge, claro, foram as amêijoas da caldeira de Santo Cristo e o Atum de Santa Catarina a estar em destaque.

Promover e valorizar os produtos da pesca é um dos grandes objetivos da iniciativa Pesca na Ilha.

A primeira sessão decorreu em São Jorge inserida num Encontro com a Gastronomia, no Festival de Julho, na Calheta e contou com a presença do Secretário Regional do Mar, Gui Meneses.

Do evento constaram vários painéis que abordaram diversos assuntos relacionados com as icónicas amêijoas da Caldeira de Santo Cristo e com o Atum de Santa Catarina, evidenciando sempre a questão da sustentabilidade de ambos os produtos e a sua forma de tratamento e comercialização.

O autarca calhetense, que acolheu o evento, elogiou a iniciativa e aproveitou a ocasião para deixar um alerta quanto a uma possível privatização da Indústria Conserveira de Santa Catarina.

A iniciativa ‘Pesca na Ilha’, promovida pela Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Pescas, envolve toda a fileira da pesca, desde pescadores e armadores, a investigadores, gestores e comerciantes, bem como o setor da restauração.

O próximo evento ‘Pesca na Ilha’ vai realizar-se, em agosto, na Graciosa, sendo que os produtos em destaque serão o peixe seco e as algas.

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top