Ultimas
Home / Destaque / Governo Regional lançou apenas 15% das obras públicas previstas na CROP, acusa Artur Lima
Governo Regional lançou apenas 15% das obras públicas previstas na CROP, acusa Artur Lima

Governo Regional lançou apenas 15% das obras públicas previstas na CROP, acusa Artur Lima

O Presidente do CDS-PP Açores, Artur Lima, considerou, esta quarta-feira, que o Governo Regional tem de simplificar o acesso aos fundos comunitários, “criando um SIMPLEX nos sistemas de incentivos”, e acelerar os investimentos previstos, acusando o Governo socialista de ter concretizado apenas 15% da Carta Regional das Obras Públicas (CROP).

“Há obras que estavam previstas na CROP que foram adjudicadas e só passados dois anos é que se começaram a executar. A CROP foi uma coisa fantasmagórica para os empresários, com uma série de promessas. Dos 600 milhões de euros previstos, o Governo apenas executou 90 milhões, ou seja, 15%. Como é que se pode dar confiança à economia com programas destes?”, frisou Artur Lima.

O líder regional centrista falava, em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião com a direção da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores (CCIA), em Angra do Heroísmo.

A associação empresarial reivindicou recentemente, numa parceria com a Federação Agrícola dos Açores e com a UGT, um “novo paradigma de desenvolvimento económico e social” da região, sugerindo várias medidas. Artur Lima disse que o CDS está de acordo com várias propostas do documento apresentado por estes três parceiros socais e defendeu que é preciso “deixar ficar a iniciativa privada para os empresários” e retirar o Governo da burocracia que introduz nos programas comunitários.

“É preciso introduzir um SIMPLEX nos sistemas de incentivos com fundos comunitários, porque os pequenos comerciantes encontram grandes dificuldades em aceder a estes fundos. É preciso que o Governo avance com a requalificação urbana e com o urbanismo comercial para os pequenos comerciantes poderem reformular os seus estabelecimentos e serem mais competitivos”, frisou.

O Presidente e Líder Parlamentar do CDS-PP considerou, por outro lado, que é necessário alterar o sistema de transporte marítimo de mercadorias para os Açores e inter-ilhas, melhorar as ligações aéreas inter-ilhas, em termos e frequências e preços e estudar a viabilidade da aquisição de dois novos navios de transporte de passageiros, bem como requalificar os portos dos Açores e entregá-los a gestão privada.

Artur Lima salientou ainda que “muitas das reivindicações que os parceiros sociais agora consideram prioritárias já o CDS-PP defende há muito”, lembrando as diversas propostas que o partido tem feito no sentido de melhorar o sistema de transporte marítimo de carga e as acessibilidades internas.

GI CDS-PP Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top