Governo Regional prevê investir valor superior a 54 milhões de euros em São Jorge em 2019 – Plano e Orçamento já está a ser debatido na Assembleia Legislativa Regional

54.467.085 milhões de euros – é este o valor exato que o Governo Regional pretende investir em São Jorge no ano de 2019 e que está inscrito no Plano e Orçamento da Região que já está a ser debatido desde a manhã desta terça-feira no Parlamento Açoriano, um valor ligeiramente superior ao que estava previsto em 2018 (51.605.496 milhões de euros).

No documento, e analisando o investimento público para 2019, na parte da “Desagregação Espacial”, o executivo regional prevê investir na ilha mais de 37 milhões de euros para “Fomentar o crescimento económico e o emprego, sustentados no conhecimento, na inovação e no empreendedorismo“.

Dentro deste ponto, para Empresas, emprego e eficiência administrativa estão previstos mais de nove milhões de euros; para Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, mais de 20,5 ME é o investimento previsto para São Jorge; no que toca a Pescas e Aquicultura estão previstos um valor ligeiramente superior a 5 milhões euros de investimento; já para o Desenvolvimento do Turismo, São Jorge conta com uma dotação superior a um milhão de euros; no que toca a Investigação, Desenvolvimento e Inovação, São Jorge irá receber uma verba de 166 mil euros, bem superior ao que estava previsto para 2018 com a inscrição de apenas 22 mil euros.

Para o segundo ponto “Reforçar a qualificação, a qualidade de vida e a Igualdade de Oportunidades” o Governo Regional prevê investir em São Jorge um valor superior a sete milhões de euros, verba bastante inferior ao que estava inscrito em 2018 com 13  milhões de euros. Sendo assim, mais de quatro milhões vão para a área da Educação, Cultura e Desporto;  73 mil e 500 euros para a Juventude; pouco mais de um milhão de euros para o Desenvolvimento do Sistema de Saúde; na área da Solidariedade Social está previsto um investimento na ordem dos 996 mil euros; e já para a Habitação o valor de investimento previsto é pouco superior a um milhão e 200 mil euros.

No que toca a “Melhorar a sustentabilidade, a utilização dos recursos e as redes do território”, o executivo regional prevê investir um valor superior a nove milhões de euros. Desses nove milhões, mais 1,8 ME vão para o Ambiente e Energia; 412 mil euros para a Prevenção de Riscos e Proteção Civil; para Assuntos do Mar está plasmado um investimento pouco superior a 513 mil euros, uma grande subida de investimento quando comparado com 2018 onde estavam inscritos apenas sete mil euros; sendo que a maior fatia do montante vai para Transportes, obras públicas e infraestruturas tecnológicas com uma verba na ordem dos 6,8 milhões de euros.

Ao longo dos próximos dias a RL Açores dará conta dos principais investimentos que o Governo Regional pretende fazer na ilha de São Jorge e que estão plasmados no Plano e Orçamento para 2019.

O Plano e Orçamento para a Região está a ser debatido esta semana no Parlamento dos Açores e deverá ser votado na quinta-feira, num dia onde os trabalhos parlamentares se estendem, habitualmente, pela madrugada.

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Deixe uma resposta