Home / Destaque / Governo Regional reúne com Conselho de Ilha: São Jorge vai ter reforço de recursos humanos para a Saúde, anuncia Presidente do Governo (c/áudio)
Governo Regional reúne com Conselho de Ilha: São Jorge vai ter reforço de recursos humanos para a Saúde, anuncia Presidente do Governo (c/áudio)

Governo Regional reúne com Conselho de Ilha: São Jorge vai ter reforço de recursos humanos para a Saúde, anuncia Presidente do Governo (c/áudio)

O Presidente do Governo dos Açores anunciou, nas Velas, o reforço dos recursos humanos para a área da Saúde em S. Jorge, no âmbito do objetivo de garantir um maior acesso aos cuidados de saúde por parte da população desta ilha.

“Estamos a tratar do processo para disponibilizar aos Jorgenses mais um médico de medicina geral e familiar, mais dois enfermeiros, mais um radiologista e um técnico de terapia da fala, criando, também por essa via, as condições para que se possam conseguir os objetivos de maior acesso aos cuidados de saúde”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas.

Vasco Cordeiro, que falava segunda-feira, no final de uma “reunião muito útil” do Governo com o Conselho de Ilha, no primeiro dia da visita estatutária a S. Jorge, salientou que, na área da Saúde, existem dados relevantes no que diz respeito a especialidades e deslocações de especialista.

Nesse sentido, adiantou que, até 16 de abril, já tinham sido prestadas mais de 420 consultas e efetuados mais de 520 exames resultantes da deslocação de especialistas a S. Jorge, ilha que tem oito médicos de medicina geral e familiar.

As acessibilidades aéreas foi outro tema em análise na reunião com o Conselho de Ilha, sendo possível constatar que o novo modelo que entrou em vigor recentemente traz vantagens significativas, mas também a necessidade de se ir “aperfeiçoando e monitorizando aspetos para permitir trazer cada vez mais pessoas a todas as ilhas, ajudando à criação de riqueza e de emprego, frisou Vasco Cordeiro.

Por seu turno, Dário Nascimento, Presidente do Conselho de Ilha, afirmou estar satisfeito com algumas questões, no entanto, não se mostrou muito agradado com a questão do aumento do preço do leite, sabendo, contudo, que essa é uma questão que não diz respeito inteiramente ao Governo Regional.

“O aumento do preço ao leite para satisfazer os produtores de um produto que é de excelência, eu sei que não é diretamente o Governo Regional que o vai fazer, mas queríamos mais qualquer coisa para saber como é que nos podia ajudar nesse sentido”, afirmou.

Quanto à área da saúde, Dário Nascimento continua a defender uma maior deslocação de especialistas, “em maior número e mais especialidades”.

GaCS/LA/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top