Politica

Governo Regional tem sido incapaz de resolver problemas do setor das Pescas, acusa PSD

O PSD/Açores acusou hoje o Governo Regional de “incapacidade” face aos problemas sentidos pelo setor das Pescas no arquipélago, nomeadamente no que toca “à activação do FUNDOPESCA, pedida quando os pescadores estão aflitos, enquanto o governo, insensível, demora, e embrulha-se em justificações e burocracias”, disse o deputado Luís Garcia.

“Todos os anos, mais ou menos por esta altura, é sempre a mesma coisa e a novela repete-se”, disse o social-democrata, em plenário da Assembleia Legislativa, lembrando que “o setor das Pescas vive uma crise profundíssima nos Açores”, uma situação “que se agrava a cada ano que passa. Os rendimentos são cada vez menores e aumentam as dificuldades sociais na comunidade piscatória”, denunciou.

Segundo Luís Garcia, “o FUNDOPESCA devia ser um mecanismo quase automático, com a ativação do apoio a ser feita sempre que cada empresário necessitasse” mas, ao invés disso “e face a um conselho de administração altamente governamentalizado, o apoio é usado pela tutela para tentar controlar o setor”, adiantou.

“O conselho de administração do FUNDOPESCA tem cada vez mais governo e cada vez menos setor, e facilmente se comprova essa falta de autonomia, pois aquele órgão tem orçamento e poderia agilizar um apoio que é preponderante para as pescas açorianas”.

Luís Garcia referiu também que “as propostas apresentadas pelo PSD/Açores, que foram chumbadas pela maioria socialista, já teriam melhorado todo o processo, caso estivessem em vigor, quiparando os critérios de ativação do apoio ao que acontece a nível nacional. Lamentavelmente, continuam a valer, na Região, a lentidão, a burocracia, e uma clara injustiça para os nossos pescadores”, concluiu.

PSD Açores/RL Açores

Comment here