Home / Politica / Governo Regional tem sido incapaz de resolver problemas do setor das Pescas, acusa PSD
Governo Regional tem sido incapaz de resolver problemas do setor das Pescas, acusa PSD

Governo Regional tem sido incapaz de resolver problemas do setor das Pescas, acusa PSD

O PSD/Açores acusou hoje o Governo Regional de “incapacidade” face aos problemas sentidos pelo setor das Pescas no arquipélago, nomeadamente no que toca “à activação do FUNDOPESCA, pedida quando os pescadores estão aflitos, enquanto o governo, insensível, demora, e embrulha-se em justificações e burocracias”, disse o deputado Luís Garcia.

“Todos os anos, mais ou menos por esta altura, é sempre a mesma coisa e a novela repete-se”, disse o social-democrata, em plenário da Assembleia Legislativa, lembrando que “o setor das Pescas vive uma crise profundíssima nos Açores”, uma situação “que se agrava a cada ano que passa. Os rendimentos são cada vez menores e aumentam as dificuldades sociais na comunidade piscatória”, denunciou.

Segundo Luís Garcia, “o FUNDOPESCA devia ser um mecanismo quase automático, com a ativação do apoio a ser feita sempre que cada empresário necessitasse” mas, ao invés disso “e face a um conselho de administração altamente governamentalizado, o apoio é usado pela tutela para tentar controlar o setor”, adiantou.

“O conselho de administração do FUNDOPESCA tem cada vez mais governo e cada vez menos setor, e facilmente se comprova essa falta de autonomia, pois aquele órgão tem orçamento e poderia agilizar um apoio que é preponderante para as pescas açorianas”.

Luís Garcia referiu também que “as propostas apresentadas pelo PSD/Açores, que foram chumbadas pela maioria socialista, já teriam melhorado todo o processo, caso estivessem em vigor, quiparando os critérios de ativação do apoio ao que acontece a nível nacional. Lamentavelmente, continuam a valer, na Região, a lentidão, a burocracia, e uma clara injustiça para os nossos pescadores”, concluiu.

PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top