Ultimas
Home / Desporto / Graciosa foi mais forte e derrotou Velense por 2-0 no primeiro jogo do apuramento (c/áudio)
Graciosa foi mais forte e derrotou Velense por 2-0 no primeiro jogo do apuramento (c/áudio)

Graciosa foi mais forte e derrotou Velense por 2-0 no primeiro jogo do apuramento (c/áudio)

Nas bancadas do Municipal da Calheta mais de 200 adeptos, quase todos velenses, faziam a festa com tambores, bandeiras e muitos cânticos a puxar pela equipa das Velas, havendo também vários adeptos da Graciosa mas em menor número.

As equipas entraram em campo pouco antes das 18h30 com o Graciosa a apresentar-se com o seu equipamento amarelo e encarnado e o Velense a homenagear aquela que foi uma das grandes figuras do clube e que partiu cedo demais este ano, com equipamento preto com o nome “Dominique” nas costas.

Destaque antes da partida para a entrega da Taça de Campeão da ilha de São Jorge pela Associação de Futebol de Angra do Heroísmo ao Grupo Desportivo Velense, com o capitão Francisco Fonseca a receber o troféu.

18h30 e rolava a bola no Municipal da Calheta.

Numa tarde chuvosa e com vento, o Graciosa FC na primeira parte, com o vento pelas costas, chegou ao golo aos 8 minutos no primeiro ataque á baliza de Ricardo num belo cabeceamento do ponta de lança Luís Filipe.

O Velense foi à procura do empate que podia ter acontecido aos 14minutos quando Tiago Cunha é rasteirado pelo guarda-redes do Graciosa. Chamado à conversão da marca dos 11 metros, Rui Diogo desperdiça a oportunidade de empatar o jogo.

A equipa do Graciosa, mais forte fisicamente, chega ao segundo através de um erro defensivo da equipa do Velense. O graciosense Luís Filipe ganha a bola e isolado acerta com estrondo na barra. A defesa do Velense alivia mal a bola e na sequência desta jogada o jogador do Graciosa cruza para o segundo poste onde estava mais uma vez Luís Filipe a faturar.

Luís filipe podia ter feito o Hat trick de cabeça numa falta por marcar ao defesa do Velense antes do intervalo.

Aos 44 minutos Dudu com Pedro Cabeceiras pela frente envia a bola para fora. Mais uma oportunidade desperdiçada pelo Velense.

Na segunda parte com o vento pelas costas o Desportivo Velense tentava chegar ao golo mais com o coração do que com a cabeça. O Graciosa raramente saia do seu meio campo e ia gerindo o resultado.

Aos 78 minutos, Cláudio Serra vê o segundo amarelo e o consequente vermelho, sendo expulso e falhando o próximo jogo de sábado com o Lajense.

O Desportivo Velense, sem jogar bem, ainda procurava o golo de honra e aos 86 minutos através de um cabeceamento Flávio Viegas esteve perto mas Pedro Cabeceiras estava atento.

Já no tempo de compensação através de um livre André Sousa ainda remata à barra.

Vitória justa da equipa mais aguerrida, onde o Velense não se encontrou no Jogo.

Apesar da vitória Treinador do Graciosa faz duras críticas à arbitragem e exige respeito à Associação de Futebol de Angra do Heroísmo

No final da partida e apesar da vitória da sua equipa, o treinador do Graciosa Futebol Club, Pedro Gil, teceu duras críticas à arbitragem, criticando até aquele que considerou ser o ambiente “hostil” que se viveu nas bancadas do Municipal da Calheta.

Pedro Gil que também teceu críticas à organização do torneio e exigiu respeito por parte da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo pelo Graciosa Futebol Club.

Já Paulo Ribeiro, o treinador do Grupo Desportivo Velense, foi mais controlado nas declarações à RL Açores no final do jogo, dizendo que faltou “discernimento” à sua equipa, afirmando que os homens do Velense jogaram muito com o coração.

O treinador do GDV considerou mesmo que o penalti falhado na primeira parte por Rui Diogo foi a gota de água para a restante atação do velense.

Paulo Ribeiro sabe que agora as contas estão difíceis, admitindo que o Velense já não depende só de si, mas garante que o sonho se mantém que na segunda-feira os jogadores entrarão em campo para defrontar o Lajense de cabeça erguida.

Recorde-se que a Rádio Lumena está a transmitir em direto os jogos do apuramento do Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, com relatos de Paulo Silveira e Jaime Bento e comentário e reportagem de Pedro Ferreira numa parceria com o Rádio Club de Angra. No sábado a festa do futebol volta à Antena da RL Açores e do Radio Club de Angra com o jogo entre a Juventude Desportiva Lajense e o Graciosa Futebol Club que tem hora marcada para as 18h30, no Municipal da Calheta.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top