Home / Destaque / Helicóptero da Força Aérea faz resgate de vítima da Fajã do Ouvidor
Helicóptero da Força Aérea faz resgate de vítima da Fajã do Ouvidor

Helicóptero da Força Aérea faz resgate de vítima da Fajã do Ouvidor

Os Bombeiros Voluntários das Velas foram acionados esta quarta-feira, via 112, para um Resgate de uma Vítima de queda nas rochas, numa zona de difícil acesso na Fajã do Ouvidor, na freguesia do Norte Grande.

No local estiveram sete operacionais apoiados por três Viaturas dos Bombeiros de Velas, tendo sido também enviada para o local a Equipa de Salvamento em Grande Ângulo.
A coordenação da operação ficou a cargo da Autoridade Marítima.

Devido ao estado clínico da vítima e a falta de condições de segurança no local, a mesma foi resgatada pelo Helicóptero da Força Aérea HE101 Merlim.

No local esteve também a Polícia Marítima.

De acordo com informação da Força Aérea Portuguesa a vítima foi uma mulher de 83 anos, que necessitava de assistência médica e se encontrava numa zona de difícil acesso, na Fajã do Ouvidor.

“A senhora foi resgatada entre as 15:25 e as 16:25 e posteriormente transportada para a Base Aérea n.º 4, onde aguardava uma ambulância e veículo da SIV (Suporte Imediato de Vida), para a acompanharem até ao Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira”, adiantou a Força Aérea, em comunicado de imprensa.

A vítima teve de ser resgatada por um helicóptero EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 “Pumas”, por se encontrar “num local com impossibilidade de extração por mar ou terra”.

Segundo a Força Aérea, “as condições atmosféricas no local do resgate eram controversas”, mas já se encontravam no local a Polícia Marítima e a Proteção Civil.

“A tripulação do helicóptero EH-101 MERLIN foi ativada às 14:12 e descolou da Base Aérea nº4, nas Lajes, às 14:50, com uma equipa médica militar a bordo”, acrescenta o comunicado.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) conduziu as operações aéreas, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (Marinha) ter solicitado o empenhamento de meios.

 

 

 

 

 

BVV/Força Aérea Portuguesa/RL Açores

Fotografia: ©BVV

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top