Hospitais da Região recebem 55 recém-especialistas para internato médico

O Secretário Regional da Saúde e Desporto congratulou-se hoje, com a chegada à Região de 55 médicos recém-especialistas que iniciam este mês a respetiva formação geral nos Açores.

Desses, 38 ficaram colocados no Hospital do Divino Espírito Santo, em S. Miguel; 13 no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e quatro no Hospital da Horta, no Faial.

O presente internato médico, que se inicia com a formação geral, resulta do mapa de vagas publicado em Diário da República a 30 de outubro de 2020, que previa 65 vagas para os Açores.

Os internos celebram agora com a Região contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto, de acordo com o regime jurídico do internato médico.

Para o Secretário Regional da Saúde e Desporto “esta é uma oportunidade de fixar médicos na Região, conforme é propósito da tutela, previsto expressamente no Programa de Governo aprovado no passado mês.”

Nesse sentido, adiantou que “o Governo Regional está a avaliar a implementação de medidas que constituam efetivos incentivos à fixação que promovam a renovação e estabilização dos quadros médicos e a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos açorianos”.

Clélio Meneses assegurou ainda que que irá fazer tudo o que estiver ao seu “alcance para que os novos médicos se sintam motivados a fazer a sua vida profissional nos Açores e assim, ultrapassarmos alguns dos problemas estruturais da saúde na Região, como é o caso prioritário do combate às listas de espera”.

GACS/SRSD/RL Açores

Deixe uma resposta