Ultimas
Home / Politica / Hospital da Horta perde médicos em especialidades essenciais, denuncia PSD
Hospital da Horta perde médicos em especialidades essenciais, denuncia PSD

Hospital da Horta perde médicos em especialidades essenciais, denuncia PSD

 

Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial denunciaram esta segunda-feira que o hospital da Horta ficou sem médicos nas áreas de Oncologia, Hematologia e Imuno-hemoterapia, especialidades consideradas “essenciais”.

Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, Carlos Ferreira e Luís Garcia salientaram que a saída destes profissionais – ocorrida a 10 de fevereiro por aposentação –, “apesar de previsível, deu-se estranhamente sem ser garantida a sua substituição com óbvias perturbações para os serviços e para os doentes, não só do Faial, mas também de outras ilhas”.

“O especialista em Medicina Interna com formação em Oncologia assegurava sozinho, desde há alguns anos, a assistência na área da Oncologia médica. Este médico aposentou-se há cerca de dois anos e fez um contrato com o hospital que vigorou até ao passado dia 9 de fevereiro. A médica que assegurava o serviço de Imuno-Hemoterapia e prestava apoio na área de Hematologia também se vai aposentar, tendo o dia 9 de fevereiro sido o seu último dia de trabalho”, referiram.

Segundo os parlamentares do PSD/Açores, tratam-se de “serviços de grande sensibilidade e alguns mesmo indispensáveis ao normal funcionamento do hospital, que deveriam merecer do governo e do conselho de administração do hospital da Horta outro tipo de atuação”.

“Pode estar em causa, entre outros aspetos, a segurança e a continuidade dos tratamentos aos doentes oncológicos, o atraso no início de novos tratamentos, o acompanhamento de muitos doentes na consulta da área de Hemato-Oncologia, a continuidade da acreditação do Serviço de Sangue e o stock de sangue do hospital para fazer face às emergências e urgências”, sublinharam.

Carlos Ferreira e Luís Garcia pretendem que o governo regional justifique “a saída destes dois médicos do hospital da Horta sem ser garantida a sua substituição” e explique quais as diligências levadas a cabo para os substituir.

Os deputados do PSD/Açores querem que o governo regional explique ainda “como estão a ser garantidos os serviços e os tratamentos que até agora eram assegurados por estes médicos”.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top