Home / Cultura / Igreja das Manadas, único monumento religioso classificado como património nacional na região, já reabriu ao público (c/áudio)
Igreja das Manadas, único monumento religioso classificado como património nacional na região, já reabriu ao público (c/áudio)

Igreja das Manadas, único monumento religioso classificado como património nacional na região, já reabriu ao público (c/áudio)

Depois de intensas obras de restauro, reabriu recentemente ao público a Igreja de Santa Bárbara, nas Manadas.

A igreja que é a Diocese de Angra é explorada a nível museológico pela Direção regional da Cultura, através do Museu Francisco Lacerda, e está classificada como Imóvel de Interesse Público Nacional desde 1950.

A igreja esteve encerrada durante cerca de dois anos para obras de conservação e restauro, sendo que agora toda a sua riqueza está novamente disponível para visitas.

Quem chega à freguesia das Manadas, mais precisamente à Igreja de Santa Bárbara, não imagina, pela simplicidade exterior, o que encontra ao abrir as portas desta célebre igreja.

Sendo único monumento religioso classificado como património nacional na região, a igreja de Santa Bárbara remonta ao século XVIII, predominando na mesma o estilo barroco.

A talha dourada, a particularidade de ter apenas uma nave e o grande ênfase dado à história de Santa Bárbara são alguns dos destaques, como adianta Virgínia Reis, a Diretora do Museu Francisco de Lacerda.

Depois de ter estado encerrada cerca de dois anos para intensivas obras de restauro, a igreja abriu recentemente ao público.

Obras essas que levaram a novas descobertas que vão ser contadas na nova museografia que já foi encomendada pela Direção regional da Cultura e que está a ser feita por um jorgense especialista em arte sacra, Artur Goulart.

O Museu Francisco Lacerda, responsável pela parte museológica da igreja, garante que não há qualquer interferência com o culto.

A igreja de Santa Bárbara está aberta de terça a domingo sendo que de momento as entradas são gratuitas.

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top