Home / Destaque / Igreja Matriz das Velas homenageia Padre Silveira pelas suas Bodas de Ouro sacerdotais (c/áudio)
Igreja Matriz das Velas homenageia Padre Silveira pelas suas Bodas de Ouro sacerdotais (c/áudio)

Igreja Matriz das Velas homenageia Padre Silveira pelas suas Bodas de Ouro sacerdotais (c/áudio)

A Igreja Matriz das Velas homenageou este domingo o Padre Manuel Garcia da Silveira, padre emérito da paróquia, pelas suas Bodas de Ouro Sacerdotais. A Matriz atribuiu, desta forma, o nome do antigo pároco ao Museu de Arte Sacra daquela igreja do qual foi o grande impulsionador.

A celebrar o seu Jubileu Sacerdotal, o Padre Silveira, como é conhecido em São Jorge, foi homenageado pela Igreja Matiz das Velas, onde exerceu as suas funções de pároco durante 31 anos.

No final da celebração, o padre emérito, que foi ordenado em 1967 na ilha do Faial, mais precisamente na paróquia da Praia do Almoxarife, freguesia de onde é natural, estava emocionado e orgulhoso por ser reconhecido ainda em vida.

No decorrer da celebração das bodas de ouro sacerdotais do Padre Silveira foi ainda descerrada uma placa que dita que a partir de agora o Museu de Arte Sacra daquela Igreja terá o nome do seu grande impulsionador – Museu de Arte Sacra e Etnografia Religiosa Padre Manuel Garcia da Silveira.

Uma homenagem justa, de acordo com o atual pároco da Matriz, António Azevedo.

O Padre Silveira vai também lançar em breve uma nova obra dedicada à igreja onde durante 31 anos foi pároco que tem por título – “Subsídios para o Estudo do Património Artístico e Cultural da Matriz de Velas”, que é um género de inventário de todos os artigos de arte sacra presentes naquela igreja, que segundo o antigo pároco poderá servir de impulso para que algum historiador possa desenvolver um estudo mais profundo sobre a Matriz das Velas.

Ao falar desta sua nova obra, o Padre Silveira enaltece o facto de apenas duas pessoas terem já em mão o seu livro, sendo eles o Papa Francisco e o Presidente da República, tendo o padre emérito entregue pessoalmente a obra a ambas as personalidades.

Será no dia 8 de julho na Praia do Almoxarife, na ilha do Faial, que será apresentada a segunda obra do Padre Manuel Garcia da Silveira, bem como um terceiro volume que já chegou às mãos do padre e que já foi por ele revisto de onde constam uma série de atas e autógrafos da Matriz das Velas, agora compilados em livro.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top