Home / Destaque / Ilha de São Jorge – Olho Nú

Ilha de São Jorge – Olho Nú

UMA ILHA ENVELHECIDA

Ontem dia 1 de Outubro comemorou-se o DIA INTERNACIONAL DO IDOSO. Não sou propriamente a favor do dia das coisas, porque revela que é necessário criar um dia para se lembrar, ou relembrar aquilo que deve estar presente 365 dias por ano, enfim, esta é a minha opinião. Vem isto a propósito de uma realidade que se vive e sente na Ilha de São Jorge.

UMA ILHA EVELHECIDA. Senão vejamos: O Lar de Idosos das Velas está lotado, e com uma lista de espera com cerca de 20 utentes. O Lar de Idosos da Calheta está lotado, e com uma lista de espera com cerca de 10 utentes. Algumas creches e jardins de Infância da Ilha tem vagas……. Está na hora de pensar em se construir um Lar de Idosos na zona do Topo, mais concretamente em Santo Antão por ficar central naquela zona da Ilha.

Cabe às Instituições de Solidariedade Social promover este investimento e ao Governo dos Açores apoiar na construção do mesmo. Verdade seja dita que o Governo Regional em matéria de solidariedade na construção de instalações de apoio deste género tem tido um papel muito positivo.

Deixo assim à reflexão daqueles que eventualmente estejam envolvidos institucional ou civicamente nesta área. O atual centro Inter-geracional na freguesia de Santo Antão tem espaço e terreno para se construir um Lar de Idosos para cerca de 25 utentes. Perante esta necessidade atual fica a minha modesta opinião.

Mark Marques 02.10.2014

Olho-Nu-02out14

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top