Home / Açores / Ilha Terceira vai ser palco dos XIX Jogos da Ilhas
Ilha Terceira vai ser palco dos XIX Jogos da Ilhas

Ilha Terceira vai ser palco dos XIX Jogos da Ilhas

Os XIX Jogos das Ilhas, uma iniciativa do COJI – Comité d´Organisation Jeux des Iles, vão ser disputados entre 28 e 30 de maio, na ilha Terceira, com a participação das seleções de Cabo Verde, Córsega, Martinica, Sicília, Sardenha, Elba e Açores, num total de cerca de 400 atletas.

As nove modalidades em disputa nos três dias de provas são atletismo, judo, ténis, natação, ténis de mesa, vela, voleibol, futebol, que regressa a esta competição, e râguebi de sete, que ocorre pela primeira vez.

Na apresentação do evento, o Diretor Regional do Desporto, que é o responsável pela edição de 2015, salientou que estes Jogos visam “a promoção do desporto no seio da juventude insular europeia, como fator de integração e de coesão social”, tendo ainda em vista promover o “espírito olímpico” entre a juventude, como forma de assegurar “os princípios fundamentais do ‘jogo limpo’”.

António Gomes afirmou que a realização destes Jogos nos Açores trará um benefício para a Região superior aos cerca de 150 mil euros necessários para a organização do evento, atendendo a que as delegações suportam a totalidade dos seus encargos.

Por outro lado, o Diretor Regional do Desporto rejeitou a ideia de que a realização futura destes jogos “esteja em perigo”, já que o COJI “saberá, como fez agora para esta edição com a reintrodução do futebol e com a introdução do râguebi de sete, encontrar as melhores soluções” para que o espírito destes jogos, inspirados em 1989 por Pierre Santoni, presidente do Comité Regional Olímpico e Desportivo da Córsega, se mantenha atual.

Os Jogos das Ilhas, que se realizaram pela primeira vez em 1997, em Ajácio, na Córsega, e decorrem pela terceira vez nos Açores, terão como palco as instalações desportivas existentes nas cidades de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top