Home / Politica / Iniciativas para mitigar redução das Lajes poderão relançar a economia da Terceira, considera PSD/Açores
Iniciativas para mitigar redução das Lajes poderão relançar a economia da Terceira, considera PSD/Açores

Iniciativas para mitigar redução das Lajes poderão relançar a economia da Terceira, considera PSD/Açores

A cabeça-de-lista do PSD/Açores à Assembleia da República considerou hoje que “o esforço feito pelo Governo da República para minimizar e mitigar os impactos imediatos e negativos da redução do efetivo norte americano na economia da Ilha Terceira”, são agora “desafios fundamentais e prioritários da governação nacional”.

Segundo Berta Cabral, houve “um empenho pessoal do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho na criação do grupo de trabalho que estudou toda a situação. As conclusões apontam algumas medidas a longo prazo, mas também soluções imediatas e de curto prazo, que se façam sentir rapidamente na economia local”, avançou.

Falando após uma reunião com responsáveis pelo Instituto Açoriano de Estudos Europeus e Relações Internacionais (IAEERI), a candidata relembrou os propósitos de “reforçar o orçamento da Região com verbas do Orçamento do Estado para projetos concretos, a desenvolver na Ilha Terceira e a serem apresentados pelo Governo Regiona. Iniciativas que terão também um novo impulso ao nível dos fundos comunitários”.

Berta Cabral frisou que “há um compromisso pessoal do primeiro-ministro, para que o seu governo discuta em Bruxelas a aprovação de um estatuto fiscal especial para a Praia da Vitória, tendo em vista toda a atividade económica que se venha a fixar no perímetro do porto da Praia da Vitória e da Base das Lajes”.

A social democrata destacou que, entre todo o trabalho já apresentado, “há uma medida com efeito de grande alcance, e já a curto prazo, para a criação de emprego, que é a vinda, com o apoio expresso e financeiro do Governo da República, das companhias aéreas low cost para a Terceira”, considerou.

“Essa é uma medida que terá efeitos imediatos, como sempre acontece quando há fortes incentivos ao Turismo, pois este acaba por induzir efeitos em todos os outros setores da nossa economia. E já há resultados concretos dessa nova realidade em São Miguel, sendo preciso que essa alavanca se faça também sentir na Terceira”, sublinhou a candidata do PSD/Açores.

“O objetivo é que, num curto espaço temporal, se possa recuperar, em postos de trabalho e desenvolvimento económico, o que serão as perdas da redução imposta à Base das Lajes”, concretizou.

Sobre a instituição visitada, o IAEERI, Berta Cabral enalteceu o surgimento e o trabalho “destas organizações da sociedade civil, que são importantes para que possamos discutir e investigar matérias fundamentais para os Açores, como a sua geopolítica e a sua geoestratégia. No caso com ligação lógica e estreita à Base das Lajes e à sua importância a nível nacional e regional”, concluiu.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top