Home / Economia / Investimento público direto aumentou 15 por cento em 2013, revela Sérgio Ávila
Investimento público direto aumentou 15 por cento em 2013, revela Sérgio Ávila

Investimento público direto aumentou 15 por cento em 2013, revela Sérgio Ávila

O Governo dos Açores remeteu à Assembleia Legislativa o relatório de execução financeira do Plano de Investimentos de 2013, que revela um aumento de 15 por cento no investimento público direto executado na Região.

“No último ano, o investimento público foi superior em 47,3 milhões de euros ao do ano anterior, o que demonstra o enorme esforço que o Governo dos Açores fez para injetar mais recursos na economia e para, particularmente, reforçar o apoio às empresas e às famílias açorianas”, afirmou o Vice-Presidente do Executivo.

Sérgio Ávila frisou que “este resultado é ainda mais significativo” atendendo à conjuntura adversa que se viveu no último ano, considerando, por isso, que apenas foi possível de alcançar devido ao “esforço suplementar feito pelo Governo para captar mais recursos e aumentar as receitas próprias da Região”, disponibilizando e aumentando, desta forma, o investimento público.

Para Sérgio Ávila, numa altura em que se verifica, no país e na Europa, uma redução do investimento público, “é ainda mais importante assinalar que, só no último ano, conseguimos aumentar em 15 por cento o investimento público efetivamente executado”.

O Vice-Presidente frisou ainda que este aumento permitiu também que a taxa de execução do Plano de Investimentos do Governo tenha aumentado 30 por cento face ao ano anterior, tornando possível “reforçar em 47,3 milhões de euros o investimento realizado”.

Para Sérgio Ávila, merece também referência o facto de a concretização do objetivo de aumentar a coesão social e a sustentabilidade ter registado uma taxa de execução superior a 90 por cento e o objetivo de aumentar a competitividade e empregabilidade da economia regional ter registado 84 por cento de execução financeira.

“Estes valores demonstram, de forma muito evidente, a intenção do Governo de continuar a considerar como essencial o investimento público, apostando no seu reforço a cada ano e assim contribuindo para a concretização dos objetivos e dos compromissos assumidos com os Açorianos e para o desenvolvimento da nossa Região”, afirmou o Vice-Presidente do Governo.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top