Home / Destaque / Investimentos e adjudicações na saúde, infraestruturas portuárias, estradas e setor cooperativo, em S.Jorge, anunciadas na leitura do Comunicado do Conselho do Governo
Investimentos e adjudicações na saúde, infraestruturas portuárias, estradas e setor cooperativo, em S.Jorge, anunciadas na leitura do Comunicado do Conselho do Governo

Investimentos e adjudicações na saúde, infraestruturas portuárias, estradas e setor cooperativo, em S.Jorge, anunciadas na leitura do Comunicado do Conselho do Governo

O Governo dos Açores aprovou a adjudicação da empreitada de reabilitação e beneficiação do edifício do Centro de Saúde das Velas, à empresa Afavias, pelo valor de cerca de 1,4 milhões de euros.

Esta reabilitação irá permitir a modernização do atual edifício, garantindo as condições de segurança, higiene e conforto para os profissionais e utentes, além de melhores condições no internamento e na consulta externa, bem como a relocalização do serviço de fisioterapia.

Estas obras são cruciais para o processo de acreditação em curso e permitirão qualificar os cuidados de saúde prestados.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pela Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares na apresentação do comunicado do Conselho do Governo que reuniu em São Jorge no âmbito da visita estatutária a esta ilha.

Ainda na área da saúde, o Governo autorizou a abertura de concurso para admissão de um Técnico Superior de Serviço Social, um Técnico de Terapia Ocupacional e um Psicólogo para a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge.

Estas medidas traduzir-se-ão na melhoria de acesso, qualidade e eficiência dos cuidados de saúde prestados à população da ilha, em especial na área social e no acompanhamento à deslocação de doentes, bem como no alargamento da capacidade de atuação da equipa de intervenção precoce na área da terapia ocupacional.

No âmbito das obras portuárias, o Governo Regional decidiu incumbir a Portos dos Açores de lançar o procedimento para contratação da empreitada de construção da rampa Roll On – Roll Off no porto da Calheta, adequada aos navios de 40 metros, com um valor base de 600 mil euros e um prazo de execução de 180 dias.

O investimento nesta infraestrutura visa incrementar os níveis de mobilidade no Grupo Central, potenciando o desenvolvimento de fluxos naturais de passageiros e de viaturas.

No que que se refere às obras em estradas e vias de acesso, o Executivo decidiu, entre outras empreitadas, adjudicar a intervenção nos Circuitos Logísticos Terrestres de São Jorge – reabilitação e beneficiação de um troço da Estrada Regional n.º 1-2.ª, entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida, ao agrupamento de empresas constituído pela Tecnovia Açores Somague Ediçor – Engenharia, pelo preço base de um milhão de euros e com um prazo de execução de 12 meses.

Este troço de estrada reveste-se de vital importância no contexto da rede viária regional da ilha, pois serve o tráfego rodoviário com origem e destino no Porto de Velas e no Aeroporto.

Com a execução desta empreitada, a ilha de São Jorge passará a oferecer melhores condições de circulação automóvel e pedonal.

No setor agrícola, o Governo dos Açores vai desencadear os procedimentos necessários ao lançamento do concurso público referente à 2.ª fase da beneficiação das instalações do Matadouro de São Jorge.

Esta intervenção inclui a ampliação do espaço destinado à abegoaria, sala de desmancha e linha de abate.

Com esta obra aumenta-se a capacidade de abate do Matadouro de São Jorge e garantem-se as condições necessárias ao bem-estar animal, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da carne abatida e expedida desta ilha.

GACS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top