Home / Açores / Isabel Rodrigues enaltece papel dos escuteiros na formação cívica das crianças e jovens açorianos
Isabel Rodrigues enaltece papel dos escuteiros na formação cívica das crianças e jovens açorianos

Isabel Rodrigues enaltece papel dos escuteiros na formação cívica das crianças e jovens açorianos

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares enalteceu o trabalho desenvolvido pelo escutismo nos Açores considerando que o movimento promove “valores humanistas” e transmite às crianças e jovens a aprendizagem da partilha e da importância de servir os outros.

Segundo Isabel Rodrigues, a promoção desses valores fará das crianças e jovens “cidadãos mais participativos, cidadãos mais ativos, mas sobretudo cidadãos mais solidários”.

A Secretária Regional falava na festa de encerramento do VI ACARAL-Acampamento de Alcateias, promovido pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE-Açores), que reuniu na Praia Formosa, em Santa Maria, crianças entre os 6 e os 10 anos de idade e respetivos acompanhantes num total de cerca de 500 participantes de sete ilhas do arquipélago.

Isabel Rodrigues testemunhou o esforço que envolveu toda a organização mas também de como isto foi possível “porque todos foram movidos por um sonho que é aquilo que permite que o escutismo nos Açores tenha já uma história de nove décadas, uma linda idade de 90 anos”.

A Secretária Regional distinguiu ainda o trabalho que é feito nas zonas mais afastadas dos grandes centros urbanos, “permitindo a essas crianças e a esses jovens um conjunto de vivências, de experiências e de aprendizagens que, se não fossem os vossos agrupamentos, provavelmente não seriam possíveis”.

Isabel Rodrigues dirigiu uma mensagem a todos os participantes no VI ACARAL para que levem consigo as experiências que ali viveram, “que as guardem no vosso coração, que ao longo da vossa vida guardem as magnificas aprendizagens que têm feito nos vossos agrupamentos, para que um dia as passem às gerações que hão de vir, porque elas hão de vos agradecer por isso”.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top