Home / Destaque / Já começou a 30ª Semana Cultural das Velas: No primeiro dia de festa recordou-se a 1ªedição, com Luís Silveira a afirmar que a Semana Cultural “é o mundo a chegar à nossa terra” (c/áudio)
Já começou a 30ª Semana Cultural das Velas: No primeiro dia de festa recordou-se a 1ªedição, com Luís Silveira a afirmar que a Semana Cultural “é o mundo a chegar à nossa terra” (c/áudio)

Já começou a 30ª Semana Cultural das Velas: No primeiro dia de festa recordou-se a 1ªedição, com Luís Silveira a afirmar que a Semana Cultural “é o mundo a chegar à nossa terra” (c/áudio)

Já começou a 30ª edição da Semana Cultural das Velas que dará nova vida à Vila até domingo, dia 9 de julho. Foi no salão nobre dos Paços do Concelho teve início a 30ª Semana Cultural.

Responsabilidade foi a palavra-chave da sessão de abertura, tendo Mário Soares, o presidente da Associação Cultural, que organiza a festa em parceria com o Município velense, enaltecido a necessidade de perpetuar a tradição.

Já o presidente da autarquia recordou a realização da 1ª semana cultural em 1987, destacando igualmente a responsabilidade em celebrar 30 anos de festa.

Luís Silveira salientou o programa da maior festa do concelho dedicado a todas as faixas etárias, enaltecendo o grande número de pessoas que é esperado por estes dias em São Jorge.

O autarca terminou citando Frederico Maciel há 30 anos atrás.

Destaque ainda nesta sessão para o lançamento do selo filatélico comemorativo da 30ª Semana Cultural das Velas em parceria com os CTT, que está agora autorizado a circular nos Açores, Madeira e Portugal Continental.

 A iniciar a festa foi também apresentado no Salão nobre dos Paços do Concelho o Livro “Açores e Madeira – Percursos de memória e Identidade”, numa parceria entre o CHAM, o Centro de História e Além Mar, a Universidade dos Açores, a Santa Casa da Misericórdia das Velas e o Município velense.

Já no recinto da festa a noite foi de cultura com o festival de filarmónicas que contou com a participação das seis filarmónicas do concelho, que desfilaram até ao Palco Secundário, onde depois em conjunto e regidas por um único maestro, neste caso Joseph Pereira, tocaram uma marcha de rua intitulada “O Arco”.

Depois a Filarmónica Lusitância Club Recreio Velense, a Filarmónica de Santo Amaro e a Filarmónica Nova Aliança subiram ao palco, precisamente por esta ordem, para um breve concerto cada uma.

No palco principal a noite terminou com a atuação da banda jorgense Conexão.

A Semana Cultural decore na Vila das Velas até ao próximo domingo, dia 9 de julho.

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografias: ©Mark Marques | Info-Fajãs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top