Home / Destaque / João Estrela Maciel é o novo Presidente da Assembleia Municipal das Velas – PS fala em “falta de respeito pelos cidadãos” (c/áudio)
João Estrela Maciel é o novo Presidente da Assembleia Municipal das Velas – PS fala em “falta de respeito pelos cidadãos” (c/áudio)

João Estrela Maciel é o novo Presidente da Assembleia Municipal das Velas – PS fala em “falta de respeito pelos cidadãos” (c/áudio)

João Estrela Maciel é o novo presidente da Assembleia Municipal das Velas, substituindo, assim, Isabel Teixeira que ao longo do último mandato presidiu à mesa da Assembleia tendo sido eleita pelo PSD há quatro anos. No entanto, este ano a presidente da mesa cessante concorreu pelo PS, que foi mesmo o partido mais votado, mas não conseguiu formar mesa na Assembleia Municipal.

Ora, nas eleições de 1 de Outubro e no que toca à eleição para a Assembleia Municipal das Velas, o PS foi o partido vencedor, ao conquistar 1377 votos o equivalente a seis mandatos. No entanto, o CDS-PP com 1187 votos elegeu igualmente seis mandatos e fez-se automaticamente valer das quatro juntas de freguesia conquistadas, cujos presidentes têm assento na Assembleia Municipal e direito a voto na constituição da mesa.

A RL Açores sabe que logo após as eleições ambos os partidos começaram em negociações com PSD e CDU, as outras duas forças políticas representadas na Assembleia, contando o PSD com três deputados municipais e a CDU, que está pela primeira na Assembleia, com um.

Contudo, este domingo e após a apresentação de duas listas à mesa, uma do CDS-PP e outra do PS, foi o CDS que acabou por ficar a presidir à Assembleia Municipal, tendo a sua lista conseguido 10 votos contra nove na lista do PS e duas abstenções.

Sendo assim, João Estrela Maciel é agora o presidente da mesa da Assembleia Municipal das Velas constituindo uma mesa bipartida com um secretário do PS, Rui Sequeira, e uma secretária do CDS, Raquel Furtado.

Na reação à votação o PS fala em “falta de respeito pelos cidadãos”. Palavras de Isabel Teixeira que era, então, a presidente da mesa da Assembleia cessante pelo PSD, mas que a estas eleições de 2017 concorreu pelo PS.

Já para o agora presidente da mesa da Assembleia, todas as opiniões são válidas, defendendo a legitimidade do CDS nesta situação.

João Estrela Maciel diz ainda que nos próximos quatro anos se compromete a cumprir o manifesto apresentado durante a campanha eleitoral.

Os órgãos autárquicos do concelho das Velas tomaram posse este domingo, sendo que com esta decisão o CDS-PP preside agora não só à Câmara mas também à Assembleia Municipal das Velas.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top